*Roger Alves – Personal Trainer – CREF 124251-G/SP
*Roger Alves
Hoje você acordou, tomou seu café, leu seu jornal e foi para o trabalho. Deixou seus filhos na escola. Após uma longa jornada de trabalho, que muitas vezes se estende além do programado pelos mais variados motivos, ainda tem que fazer as compras da semana no supermercado, passar no banco, visitar algum amigo ou parente que há tempos prometeu visitar, cuidar da casa, ajudar os filhos nas tarefas educativas, cuidar dos animais de estimação e tantas outras coisas em uma jornada exaustiva. Às vezes torcendo para que seu dia tenha 30 horas... ou para que o feriado mais próximo chegue logo.
Essa talvez não seja a sua rotina, mas é a rotina de muitos de nós. Mesmo aqui em uma cidade de interior, começamos a ver nosso ritmo de vida mudar e o tempo se tornar algo escasso e raro! Porém, e aquela hora do dia para você mesmo? Para cuidar da sua saúde, aliviar o estresse, praticar alguma atividade física, onde fica? Já sei: fica perdida em meio a todos os afazeres citados acima. Poderia ser até compreensível, a não ser por uma questão: o nosso corpo precisa de uma atividade física, e por mais corrido e exaustivo que possa ser o seu dia, por mais que seu trabalho seja braçal e exija muito vigor físico, ainda sim precisamos nos cuidar e ter um programa de exercícios físicos devidamente prescrito pensando em nossas necessidades, na correção postural, no fortalecimento de articulações que sofrem sobrecarga e impacto diário devido à nossa rotina de trabalho, e aliviar de nossa mente cansada o estresse do dia-a-dia.
É preciso vencer o SEDENTARISMO! Mudar nossos hábitos, valorizar e cuidar da mais preciosa ferramenta que temos, nosso corpo. A ausência de atividade física, ou sua diminuição que também caracteriza o sedentarismo, é nos dias atuais uma preocupação da Organização Mundial da Saúde, sendo considerada a doença do século, uma vez que a partir dela temos fatores de risco para outras doenças, como sobrepeso e obesidade, aumento das taxas metabólicas como os colesteróis, diabetes, ácido úrico, cardiopatias, alterações na pressão arterial, problemas articulares e posturais.
E quando digo vencer o SEDENTARISMO, proponho a você, em meio a sua rotina, uma analise para encaixar dentro de sua semana ao menos 2 dias de atividade física de sua preferência, apenas como o primeiro passo na mudança de hábitos e na busca por uma vida mais saudável. No começo, vale sim uma caminhada, se esse for o ponta pé inicial para depois entrar em um programa de exercícios orientados e prescritos por um profissional. A afirmação de que “NÃO FOMOS FEITOS PARA FICAR PARADOS” já está mais do que comprovada por estudos. Nosso corpo necessita de atividade para a manutenção ou melhora da saúde, quando começos a nos “mexer” acabamos por prevenir e combater doenças, diminuindo a quantidade de remédios, mudando nosso humor e a forma como vemos a vida, tendo mais disposição e vontade de viver. Por maior que seja sua rotina, sempre vale a pena olhar para você mesmo e decidir mudar. O primeiro passo pode sim ser difícil, entretanto todo maratonista inicia sua longa jornada com um passo!
Vem comigo e eu te mostro o caminho
*Roger Alves – Personal Trainer – CREF 124251-G/SP