*Roger Alves – Personal Trainer – CREF 124251 G/SP
*Roger Alves
Vemos atualmente em nossa cidade um aumento do número de praticantes do ciclismo. Todos os dias nos mais variados horários grupos ou mesmo pessoas sozinhas em suas bicicletas aderem a uma eficiente prática esportiva.
Este esporte vem contribuindo para que inúmeras pessoas saiam do sedentarismo e busquem uma vida mais ativa, porém os benefícios dessa prática vão além do que muitos sabem, uma vez que este esporte pode ser considerado uma atividade completa.
O ato de andar de bicicleta é um exercício aeróbico (via metabólica oxidativa), entretanto a exigência dos músculos do quadríceps, posteriores da coxa e glúteos, faz com que o praticante adquira um fortalecimento de suas pernas. Com a prática da atividade de maneira constante temos a diminuição da glicemia (açúcar no sangue), o que por sua vez auxilia no controle do diabetes, além da redução do tecido adiposo (gordura) e do colesterol, ajudando na melhora da saúde cardiovascular.
Pedalar é um esporte que vai dar a você um condicionamento físico melhor, deixando seu corpo com mais energia e resistência muscular, além de ser uma atividade prazerosa e democrática, podendo ser feita por crianças, jovens, adultos e idosos. Ela pode ser feita em grupo e até mesmo em família. Já pensou você e sua família, seus amigos, pedalando por alguma trilha ou mesmo em nossa bela cidade, aliviando o estresse, melhorando sua capacidade de cárdio, cuidando da saúde de modo geral, interessante, não?
Existem também aqueles que levam a prática mais a sério, não como um hobby, e, sim, como esporte de alto rendimento, uma vez que o ciclismo é um esporte competitivo, sendo dividido em categorias como ciclismo de estrada, o ciclismo de pista, o mountain bike e o BMX. Além disso, o ciclismo é componente fundamental de outro esporte: o triathlon, que une natação, ciclismo e corrida. Cada uma dessas vertentes tem provas diferentes, com características e até mesmo bicicletas diferentes. Estes atletas necessitam de um treinamento específico voltado à modalidade, fazendo-se necessário complementação da prática com treinos de musculação voltados para o esporte, que busquem não a hipertrofia máxima, mas sim o aumento da força e resistência muscular levando a melhorar o desempenho em provas, sempre com a orientação do profissional de educação física.
Não esquecendo do fator alimentação e suplementação, necessário para qualquer atividade física, e para qualquer praticante, desde os iniciantes aos mais avançados, para o qual recomendo a busca por orientação de um nutricionista.
Então se você está à procura de uma prática esportiva, algo que traga bem-estar e melhora da saúde, fica a dica desse belo e prazeroso esporte. Vem comigo que eu te mostro o caminho!
*Roger Alves – Personal Trainer – CREF 124251 G/SP