Essa é uma das dúvidas e a primeira pergunta feia durante os atendimentos de fisioterapia. Quando atendo um paciente com dores nas costas, na sua grande maioria questionam sobre o colchão, dizendo que o mesmo já está “velho”, e durante o sono, sente muitas dores nas costas, acorda e deita com dor. Uma grande parte da nossa vida, ou a metade dela, passamos no quarto dormindo sobre um colchão. Durante este período de repouso, estamos revigorando nossas energias através de uma boa qualidade de sono, e o colchão é um fator primordial para isso, ajudando a evitar dores nas costas e problemas de saúde. Para que se possa fazer a troca ou a compra de um colchão, alguns fatores são importantes para a escolha: como peso, altura e a postura corporal durante o repouso. Outros fatores tão importantes quanto, deverão ser avaliados, por exemplo: Acorda com dores nas costas? O colchão está com aparência de usado? Está rasgado ou deformado? Ele está fazendo ruídos (molas)? Está exalando cheiro estranho? O material está se desprendendo?… Algumas pesquisas mostram que mais de 80% dos brasileiros dormem em colchões inadequados ou vencidos. Isso mesmo, colchão tem vencimento sim!!! A vida útil de um colchão é no máximo de 4 a 5 anos, dependendo o modelo; os de espumas tem uma durabilidade um pouco menor, de 2 a 4 anos e os de molas um pouquinho mais, de 4 a 5 anos. O tempo também é relativo, depende muito da maneira que é utilizado e dos cuidados com o mesmo. Abaixo seguem 8 perguntas, caso responda “Sim” para 4 delas, justifica-se a troca do seu colchão:
1ª - Seu colchão tem mais de 5 anos? Sim ou Não
2ª - Você tem boa noite de sono? Sim ou Não
3ª- Você acorda com dores nas costas? Sim ou Não
4ª - Seu colchão está com ruídos? Sim ou Não
5ª - A superfície está desnivelada? Sim ou Não
6ª - Sente as molas incomodarem (colchão de mola)? Sim ou Não
7ª - Você percebe desgastes em seu colchão? Sim ou Não
8ª - Caso tenha alergia (respiratória ou dermatológica), quando deita ela piora? Sim ou Não
Caso tenha pontuado Sim em 4 perguntas, corra e vá trocar seu colchão, caso tenha pontuado Sim em 3 perguntas, fique em alerta, pois em breve terá que trocá-lo.
Quanto à postura durante o sono, recomenda se deitar de lado, direito ou esquerdo, com os joelhos levemente flexionados (dobrados) e com apoio entre eles; essa postura é conhecida como “posição fetal”, semelhante a nossa postura quando estávamos sendo gerados dentro do útero materno.
Fica aí a dica!