** Foi só a primeira rodada do campeonato e pelo menos até o início da Copa, quando 12 rodadas serão disputadas, não se poderá, ainda, imagino, apontar um time que seja candidato ao título. Os possíveis rebaixados, talvez, sejam mais fáceis de serem apontados porque ele sai daquele grupo de times pequenos que investe pouco, na maioria das vezes, erra ao manter a base do ano anterior. Bahia, Ceará, Vitória, América Mineiro, Paraná Clube e Chapecoense são os “escolhidos” e na parte de cima sempre se fala de Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio e obviamente do Corinthians, o menos badalado dos grandes, mas que manteve a base vitoriosa e o seu comandante, Fábio Carille. É só o começo, então é melhor esperar um pouco mais.
** Deve acontecer hoje a cerimônia de posse de Rogério Caboclo na CBF, numa estratégica manobra de Marco Polo Del Nero. Preocupado com a possibilidade de ser preso, que é muito grande, Del Nero só não terá sucesso se uma ou as duas representações, que tentam impedir a posse, tiverem sucesso. Uma delas é do senador Romário e a outra do MP-RJ, protocoladas na PGR alegando irregularidade na mudança do estatuto da entidade. A do MP carioca ainda destaca a ilegalidade da redução do poder de votos dos clubes.
** Del Nero seguiu a cartilha dos antigos donos da CBF, distribuiu cargos e benesses a vários políticos, promotores e até policiais em busca de proteção e em troca deu a eles, além dos cargos, passagens e ingressos para a Copa da Rússia. Isto ainda não lhe garante uma vida sossegada porque não é possível “comprar” a Interpol o que lhe renderá um par de algemas se cruzar a ponte da Amizade. Clubes e federações seguirão sob suas ordens, já que mesmo que Caboclo assuma, Del Nero seguirá como tem acontecido, mandando no futebol brasileiro, e o nosso futebol que vai muito bem dentro, seguirá cheio de mutretas fora dele.
** Ainda esta semana vai acontecer o encontro entre Reinaldo Carneiro Bastos e Mauricio Gagliotte, selando a paz entre FPF e Palmeiras. O jogo de cena do presidente do clube terminará com o recebimento de mais de R$ 1,5 milhão pelo vice-campeonato, além das medalhas que os jogadores se negaram a pegar no gramado a mando do dirigente. Gagliote tem todo o direito de espernear e cobrar da entidade explicações sobre o que ele diz, ser ilegal, mas está mais do que provado que era pirotecnia.
** Jogadores do sub-20 e profissionais formarão a base do time de Rafael Guanaes para Copa Paulista com a expectativa da apresentação para breve. A diretoria da Votuporanguense está atenta ao mercado e já tem pelo menos quatro jogadores na mira.
** Luto no futebol de nossa região com a morte de Soares, centroavante que surgiu nos anos 80 com a camisa do Fefecê e passou por vários clubes, se destacando pelo Criciúma. Em Santa Catarina, se tornou ídolo ao ganhar sob o comando do então desconhecido Luis Felipe Scolari, a Copa do Brasil, vestindo mais tarde a camisa do Verdão numa indicação do ex-goleiro Velloso. O atual comentarista da Band falou sobre isso no Terceiro Tempo de domingo, lembrando que ao voltar de empréstimo ao União São João, o treinador do Palmeiras na época, Nelsinho Batista, lhe disse que precisava contratar um centroavante. Velloso enfrentara Soares e o indicou e assim ele veio para o Verdão onde foi campeão Paulista nos anos 90. Este ano Soares esteve em Votuporanga como comentarista da rádio Eldorado de Criciúma nos jogos do time Catarinense na Copinha. Ídolo vestindo a camisa do time Catarinense, ele foi diretor de futebol do Fefecê em 2011 e 2012 e completaria, ontem, 55 anos.