O Brasil classificou, agora é esperar os próximos jogos, e que consigamos seguir em frente. É muito bom assim, o povo fica alegre.
Mas vamos a outro assunto. O comércio de Votuporanga tornou-se agradavelmente regional às custas de muito trabalho. Em décadas passadas muitos comerciantes da cidade se esforçaram para atrair consumidores para cá. Muitos desses comerciantes foram bem sucedidos em seus negócios e várias empresas vieram para cá, também, facilitando a vida de pessoas da região.
A nossa Associação Comercial, fundada há muito tempo, sempre teve em seu comando pessoas que se interessavam pelo desenvolvimento da cidade, e ajudaram na divulgação e na preparação do comércio local. Já nos anos sessenta preocupavam-se com os arranjos de vitrines, depois, e, parece-me até hoje, existem cursos para melhor atendimento. E assim tem de continuar, afinal os costumes vão se modificando e as necessidades também.
O articulista sempre foi a favor do associativismo e, também, acredita que com o passar dos anos essa modalidade de relacionamento vai se intensificar em todos os setores, desde às ruas, aos bairros e as cidades em suas regiões. É muito interessante que setores diversos da economia e da comunidade se associem para facilitar a vida de todos.
Nossa Associação Comercial criou um critério muito interessante que tem dado ótimos resultados. Ninguém está ficando no seu comando por mais de dois anos, isto é saudável, pois provoca novos pensamentos e atitudes.
O Dr. Celso Penha, que está saindo da presidência, conseguiu, entre várias ações, a implantação de um calendário comercial em conjunto com os sindicatos ligados ao comércio. Se nem tudo é do interesse ou do gosto de alguns, sem dúvida, no momento oportuno que se façam modificações. Também, na gestão do Dr. Celso o atendimento passou para o andar térreo do edifício, e a área ocupada pelo pessoal da ACV transformou-se em salas de reuniões para os associados que necessitarem. Quando, no passado, a diretoria de época pretendeu incorporar e construir um edifício foi, também, pensando que a ACV pudesse locar espaços que ajudassem em sua sobrevivência e, com isto, sem dúvida, temos hoje um belíssimo edifício na área central da cidade cujo arquiteto sempre que posso dirijo-lhe os parabéns.
A partir do próximo mês o novo presidente será o Valdeci Merlotti e, no mínimo, devemos desejar-lhe uma boa administração e boa sorte.
Devemos lembrar que terminados os jogos da Copa do Mundo o noticiário vai se voltar para as eleições que aproximam. São eleições importantes, pois estarão sendo escolhidos novos governadores, o presidente da República, senadores, deputados estaduais e federais. Seria muito importante que os eleitos assumissem seus mandatos comprometidos com uma reforma política e com o fim de reeleições.
O Brasil está precisando de boas notícias, que entusiasmem a população, que façam o comércio se robustecer e, com isso, as pessoas sejam reempregadas e as famílias possam viver com mais tranquilidade, sem sobressaltos. Ganhar jogos de futebol é muito bom, mas não coloca comida nas mesas. Os candidatos deste ano carregam uma imensa responsabilidade para colocar a nação nos trilhos novamente. Que se cuidem, percebe-se pela voz do povo que o tempo é curto, a falta de perspectivas pode dar confusão.