Quantas vezes você desistiu de algo por achar que não era capaz? Quantas vezes deixou de ir a algum lugar achando que não era para você?
Perdeu a chance de fazer um grande negócio porque faltou coragem de apresentar seu produto?
Perdeu um grande amor por não se declarar? Perdeu a oportunidade de um serviço por achar que não tinha requisitos suficientes para a vaga?
Recebeu um convite para falar sobre a sua especialidade em um evento e deu desculpas, pois sentiu-se inseguro ao falar em público? Foi fazer uma prova importante e acabou se perdendo por insegurança?
Não tem fim a lista de oportunidades que perdemos pela nossa insegurança.
Insegurança, segundo o dicionário é a “falta de segurança”, e segurança, é “confiança em si mesmo”.
A insegurança aparece e atrapalha as pessoas de todas as idades. E os jovens, apesar de parecerem autossuficientes,são muito inseguros. Alguns estudiosos dizem que os jovens apenas fingem que são fortes, pois os pais e a sociedade os protegem e ao mesmo tempo forçam essa mentira.
Por que será que essa tal insegurança surge? São muitas causas, entre elas:
- Má preparação ou falta de conhecimento: quanto mais preparado, mais seguro.
- Medo do novo: toda novidade assusta.
- Passado: algo que alguém falou ou que vivenciamos, e que se tornou uma crença para nós.
- Preocupação com o outro: o que o outro vai pensar de mim, necessidade de agradar.
- Perfeição: parece que nunca estamos preparados, sempre falta algo.
Aqui podemos lembrar daquela frase clássica: “Antes feito, do que perfeito.” Para vencer essa insegurança é necessário ação, é necessário coragem. Lembre-se que a palavra coragem tem origem no Latim “CORATICUM”, COR que significa “coração” e ATICUM que indica ação.
Gandhi já dizia:”A coragem nunca foi uma questão de músculos. Ela é uma questão de coração.”
Precisamos enfrentar nossos medos, devagar, passo a passo, como tudo em nossa vida.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Quando a insegurança bater à sua porta, antes de deixá-la entrar, respire e pense: onde está a causa desse meu medo? O que está me impedindo? O que farei para ter coragem?
Tire o peso da “perfeição”, se não der certo, temos a oportunidade de fazer novamente, de aprender com aquele erro. Errar é humano. Não seja você o responsável por te ancorar! Por te paralisar! Abra-se para o novo! Você não precisa dessa âncora da insegurança. Como na frase do filósofo Mario Sérgio Cortella: “Na vida é preciso ter raiz, não âncora. A raiz te alimenta, a âncora te imobiliza.”
Abra a sua mente e seu coração para ti, confie em sua essência, tenha ação, mesmo que seja “pequenina”, pois ela te dará força e vai fortalecer sua raiz, vai te fortalecer.
Seja melhor a cada dia, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhor, um Mundo Melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +