Fui salvo pelo gongo. No meio da barafunda eleitoral, com candidatos ainda sem vices, não tinha muito o que comentar. Chegou um amigo, desses que participaram de muitas ações em nossa cidade, e começou lembrar alguns fatos.
Achei legal, mesmo nessa época onde o que acontece hoje já será esquecido amanhã, ou melhor, onde a memória da história fica mais curta. Mas, em véspera do aniversário da cidade, lembremos alguma coisa. Já escrevi que Votuporanga, como cidade, no contexto geral, ainda é muito nova, muitos dos que vieram para cá nos anos iniciais ainda estão por aí. E, lembrar o que? Falemos da Santa Casa, da construção da Igreja Matriz, da fundação do Assary e do Votuporanga Clube, do início da Fundação Educacional, marcos importantes da cidade. Quantas pessoas se dedicaram nesses empreendimentos? Inúmeras, e não vou destacar nomes, não sou historiador.
Em todos os casos citados, e muitos outros que não cito aqui, os trabalhos levaram muitos anos, foi uma sequência de pensamentos e esforços e as entidades e clubes estão por aí servindo até hoje.
Tomando por base esse esforço através dos anos, que não foram poucos, podemos perceber e, também, afirmar aos jovens que o nosso Brasil precisa planejar seu futuro, que nada acontece do dia para a noite e, portanto, qualquer cidadão candidato que prometer “mundos e fundos” imediatos deve ser visto com reservas. Tomando por exemplo atitudes de outros países, à nível mundial, percebe-se claramente que a China tem trabalhado através de décadas para atingir o estágio atual e continua se esforçando para atingir maiores degraus. Não só a China, outros países também tiveram e ainda possuem projetos de longo prazo.
Aqui no Brasil, mesmo com todas as críticas que recebeu, o presidente Juscelino parece que tinha um plano de metas, por isso estão aí, hoje, Brasília e um monte de estradas que abriram o Brasil.
Aqui em Votuporanga não fosse o esforço de antigos moradores, independente de suas posições políticas, não teríamos hoje essa boa cidade.
Mas, sem deixar de dar uma pitadinha no atual quadro político, estou evoluindo a ponto de participar de determinados pontos de vista de uma boa parcela da população, e começo concordar firmemente que boa parte do Congresso Nacional (deputados federais e senadores) precisa ser renovada ressalvando-se alguns que tem trabalhado bem, precisa ser arejado com novas ideias, com pessoas que pensam o mundo atual, que os caciques ali instalados sejam aposentados pelo voto. Afinal, precisamos de novos costumes, e de novas bases para que o Brasil do futuro seja melhor e mais igualitário. É preciso implementar planejamentos exequíveis.
Para pessoas na minha faixa de idade o que vai acontecer daqui uma ou duas décadas não vai refletir muito, porém aliviará nossos pensamentos em relação ao futuro da juventude atual. Para que isto comece acontecer, as eleições deste ano são muito importantes. Nos esforcemos como os primeiros habitantes de nossa Votuporanga e ajudemos no futuro da juventude atual.