Pesquisas são importantes, porém, no quadro atual é melhor esperar para que se possa avaliar o que realmente poderá acontecer. Percebe-se que o povo está assustado e qualquer deslize de algum candidato pode mudar a intenção de voto. Também fica a indagação de como estará a economia nos próximos quarenta dias. Fica difícil prever o resultado final.
Enquanto isso e, também, enquanto o sistema político nacional funcionar como está, é bastante interessante que os municípios privilegiem os candidatos locais, principalmente os que tiverem chance de eleição.
Mas, por tudo que temos visto e lido, por toda experiência que o país tem atravessado, em algum momento do futuro algum governante menos suscetível ao populismo poderá tomar atitudes impactantes no cenário nacional.
Admitir que uma nação funcione, e tenha de prestar assistência ao seu povo, enquanto alguns estados e municípios consomem recursos para manter mordomias, poderá fazer que esses estados e municípios ineficientes sejam anexados a outros. Aí entra a coragem de um governante com visão de estadista, que queira preparar o país para um futuro melhor. Talvez uma atitude contundente como essa já faça sobrar recursos para um atendimento mais solidário e efetivo, faça ampliar os investimentos em saúde e educação, além de outros setores importantes. Com o atual quadro partidário, isso fica difícil de acontecer, porém, com o passar dos anos e uma boa pressão popular, pode ocorrer.
Sem dúvida o mundo do futuro estará cada vez mais conectado, as pessoas terão mais informações e poderão exigir de seus governantes que não desperdicem dinheiro e, portanto, os órgão públicos, estados e municípios, que não conseguirem pagar as próprias contas poderão ser extintos, pois, afinal, não é justo que aqueles que consigam suprir suas obrigações sejam obrigados a pagar a conta de outros. Essa infelicidade que está acontecendo na fronteira com a Venezuela já é um indício. Vamos todos torcer para que os governos possam encontrar uma solução para acomodar sem sobressaltos esses humanos sofridos.
Algum articulista fez um comentário que vem ao encontro dos pensamentos desse articulista, qual seja: o futuro das próximas gerações passa pelo que possa ser preparado agora e, portanto, se nada for feito, o futuro poderá ser nebuloso. Nada acontece do dia para a noite, anos serão necessários para a montagem de um país vigoroso e equitativo, porém, é necessário começar e que os alguns políticos atuais tenham essa consciência.