Existem situações sobre as quais temos conhecimento ao longo de nossos dias, porém, somente sentimos essa realidade quando acontecem e que mexem com o sentimento e sensibilidade de milhões de famílias em todo o mundo, notadamente no que se referem aos pais de um modo geral.
É o caso do momento em que os filhos deixam seus pais, porém, em um bom sentido, visando novos horizontes e que lhes dêem a chance de um futuro promissor em suas atividades profissionais, chega o momento em que partem para cursar uma faculdade, além de exercerem a função do sonho de cada um, às vezes, em outras cidades distantes da residência dos pais.
Tal fato acaba surpreendendo esses pais, quando a decisão chega, estando neste contexto a vontade de estudarem também em outro país, visando aprimorar o aprendizado e especialidade a que se propõem, adquirindo conhecimentos profundos baseados no sonho de cada filho.
Desde o início, quando os filhos passam a ver a claridade solar, sabemos que este dia chega, pois afinal faz parte do curso da vida e se torna inevitável. É na hora da real despedida que o coração dos pais aperta e que a saudade começa a machucar, percebendo ao mesmo tempo o passar rápido dos dias, mormente dos anos do aconchego familiar.
O amor e dedicação dos pais sempre serão os mesmos, mas os momentos compartilhados serão reduzidos ou até mesmo em certas situações interrompidos por um determinado tempo, no caso de filhos que partem para outros países, visando, com este objetivo, a realização de sonhos que se infiltram na alma de cada um.
Dá-se a impressão de que falta alguém no ninho da felicidade, porque são vários sentimentos que compreendem o dia a dia da existência de cada um, mas há a consciência de que os filhos estejam preparados para dar início a uma nova fase da vida e que lhes garantam um futuro nobre em toda a sua trajetória neste campo cobiçado por todos.
Há o orgulho, entretanto, por parte dos pais do dever cumprido na formação dos filhos, no sentido de que possam trilhar o caminho certo e adequado para se tornarem úteis a si mesmos e perante a sociedade, dando uma contribuição positiva do valor que se reveste de conhecimentos do aprendizado ao longo dos anos.
Em assim sendo, os filhos dotados de educação plena, demonstram sabedoria e carinho ao consolar os pais, à vista do destino que abraçaram no campo dessa sabedoria nos vários ângulos que compreendem a formação que adquiriram.
Independente de quaisquer motivos, a vida é constituída de mudanças naturais e, dessa forma, chega o momento em que os filhos devem alcançar seus próprios vôos partindo em busca de realização de seus próprios desejos e sonhos. É para isto que os pais capricham na educação e no amor dedicados a eles em toda a sua plenitude.
Enfim, é o momento de começar a desenvolver um novo tipo de relacionamento com os filhos, em que os momentos compartilhados podem até passar a ser mais raros, mas que em nada poderão em termos de companheirismo sofrer mudanças neste relacionamento, muito ao contrário, cada vez mais sólido e aconchegante.
O tempo antes dedicado aos cuidados diários com os filhos, agora deve ser usufruído com novas mentalidades. Os pais, por sua vez, ainda têm a missão de orientar os filhos, baseados na experiência ao longo dos anos, independente da educação e preparo deles no enfrentamento das suas atividades profissionais.
Afinal, os pais ainda têm uma missão a cumprir, incentivando os jovens, de modo que o desânimo e a tristeza não os dominem, muito ao contrário, fazendo com que a firmeza sempre esteja presente em suas decisões, para a alegria e tranquilidade desses pais de um dever cumprido com toda a sua eficácia que lhes são peculiares.
Que os jovens de hoje sejam os responsáveis pelo progresso efetivo, não somente deles como do próprio país em que vivem como contribuição positiva, até mesmo na condução da política e dos cargos eletivos que poderão conquistá-los.