Roger Alves
Durante o período de gestação, as mulheres necessitam de atenção e cuidados relacionados a sua alimentação, postura e exercícios físicos. Porém é comum que mulheres gravidas esqueçam da importância desses cuidados, alimentando-se de forma incorreta e evitando a atividade física, muitas vezes por falta de informação e medo de causar problemas a sua gestação.
A mulher, durante a gestação, adquire postura específica da gestação. Essa postura acentua, na maioria das vezes, dores, principalmente, lombares devido ao aumento da lordose e, também, à diminuição da força abdominal. O treinamento dessas musculaturas é de fundamental importância para a estabilização da coluna. O treinamento, adaptado para gestantes, auxilia no fortalecimento dos músculos lombar e abdominal. Além do auxílio do exercício no controle de peso, adquirido durante a gravidez, temos também melhora da circulação do sangue, diminuindo os inchaços nos pés; diminuição da sobrecarga das articulações, causada pelo peso.
Porém vale lembrar que embora benéfico na maioria dos casos, a atividade física deve ser analisada caso a caso, sendo o primeiro passo para o início do programa de treinamento uma avaliação da saúde da futura mãe e de seu filho, feita pelo médico. Somente após a liberação medica, recomenda-se a procura por um profissional de educação física capacitado para o trabalho com gestantes.
Os exercícios e atividades físicas para mulheres gravidas são divididos em três grupos, os de baixo risco, risco médio e de alto risco.
O primeiro tipo de atividade, de baixo risco, é assim classificado por comportar riscos baixíssimos para a grávida e para seu bebê. Nesse grupo estão incluídos a caminhada, a hidroginástica, a bicicleta ergométrica e natação.
No grupo de risco médio temos a musculação, assim como ginástica aeróbica, tênis, squash, entre outros. Este grupo de exercícios deve ser feito sempre sob a liberação e acompanhamento médico e orientação de um educador físico.
Já o grupo de atividades de alto risco, contraindicados para as gestantes, são os esportes de contato físico, como lutas e esportes em equipe, como futebol, vôlei, além daqueles de forte impacto, como hipismo. Estes têm grande possibilidade de traumatizar e lesionar devido a quedas, as quais podem causar problemas para a gestação e, consequentemente, para a criança.
A gestação não é uma doença, é um período de renovação da vida, uma dadiva concedida às mulheres, deve ser vivido e aproveitado ao máximo, porém sempre da forma mais segura e saudável.
Roger Alves – Personal Trainer – CREF 124251 G/SP