A primeira atitude da família, ao tomar conhecimento da dependência de um de seus membros, é tentar esconder o fato, acreditando que sozinhos serão capazes de resolver a situação e ajudá-lo a se livrar do enrosco que ele se meteu. Porém, não basta querer ajudar, é preciso saber ajudar e nessa busca os grupos de apoio e orientação são extremamente importantes.
Sozinhos, rapidamente são afetados pelos sentimentos de culpa, medo e vergonha e retraem, buscando o isolamento. No entanto, essa é a pior decisão, pois o que mais precisam nesse momento é de ajuda, de apoio e de orientação. Sem um apoio adequado chovem conselhos, alguns bem intencionados, mas a maioria deles vindo de pessoas despreparadas, que apresentam receitas fora do contexto, carregadas de preconceito, aumentando ainda mais o sentimento de culpa familiar.
Para enfrentarmos esse problema de extrema complexidade, precisamos de apoio adequado. Os grupos do Amor-Exigente não possuem uma receita pronta, não apresentam soluções mágicas e nem prometem milagres, mas ali percebemos, desde o primeiro instante, que não estamos mais sozinhos.
As trocas de experiências nos grupos, norteados pelos seus princípios básicos e éticos, potencializam a nossa capacidade de enfrentamento do problema e assim começamos a recuperar a esperança perdida. Aprendemos a agir com equilíbrio ao invés de só falarmos, traçamos metas para alcançarmos objetivos.
Os grupos de apoio possuem um poder transformador. Ajudam-nos a enfrentarmos um problema de alta complexidade de forma assertiva e orientada. Ampliam nossa visão de mundo, potencializam nossas capacidades e nos devolvem a esperança de retomarmos os rumos da nossa vida e da nossa família.
Reuniões em Votuporanga – SP
Quintas-feiras, às 20 horas
Rua São Paulo, 3577 (entrada pela Rua Alagoas)
= Salão Paroquial da Catedral=
Venha participar!