Roger Alves
É muito comum dentro das salas de musculação vermos praticantes iniciando seus treinos sem antes passar por um processo de alongamento, e terminando seus treinos sem novamente alongar, isso acontece pela falta de conhecimento da grande maioria dos praticantes em relação aos benefícios do alongamento e melhora da flexibilidade e mobilidade articular, somado a uma necessidade erronia de trabalhar os músculos com base apenas em grandes quantidades de peso, com movimentos curtos e extremamente limitados, com pouca consciência corporal, favorecendo o surgimento de lesões, que por sua vez podem afastar o praticante dos treinos. Vamos então definir os conceitos e esclarecer a importância dessa pratica no dia a dia das academias.
Alongamento
Alongamento muscular são exercícios físicos para manter ou desenvolver a flexibilidade. O alongamento é uma das mais importantes categorias de exercícios que podem ser prescritos para manter e restaurar o equilíbrio normal em cada uma destas estruturas: o músculo, a fáscia, o tendão e o ligamento. Os alongamentos aumentam ou mantêm a flexibilidade dos músculos, preparando-os e "aquecendo-os" antes da atividade física e eliminam a tensão, depois dos exercícios.
Mobilidade articular
A mobilidade é a capacidade de o corpo executar movimentos de pequena e grande amplitude, livres de qualquer restrição. A mobilidade está relacionada com a articulação. Já a flexibilidade relaciona-se com tecido mole, principalmente os músculos.
Na prática da atividade física estes conceitos são fundamentais para a melhora do desempenho, isso vale para qualquer esporte, com a musculação não é diferente. Bons níveis de flexibilidade e mobilidade tem relação direta com a amplitude dos movimentos, a consciência corporal do praticante. A contração máxima do musculo alvo do exercício, torna os movimentos mais fácies, principalmente em exercícios que exigem grande amplitude, como por exemplo os exercícios de agachamento, que exigem boa flexibilidade dos músculos posteriores da coxa, para a maior amplitude de movimento.
Outro bom exemplo acontece no exercício de supino, onde é comum a queixa de praticantes com dores na articulação do ombro e do cotovelo, o que em muitos casos acontece pela falta de mobilidade das escapulas, levando a uma sobrecarga dos músculos do ombro e posteriormente da articulação do cotovelo.
Dessa forma os exercícios de alongamento e mobilidade são fundamentais para o melhor desempenho dos praticantes de musculação. Fale com seu personal ou instrutor e peça a devida orientação.
*Roger Alves – Personal Trainer – CREF – 124251 G/SP