Roger Alves
Não é raro encontramos pessoas com deformidades na coluna vertebral, tais deformidades são muitas vezes visíveis na postura e causam dores, podendo comprometer a prática do exercício físico. Os tipos mais comuns são: escoliose, lordose e cifose.
A escoliose é coluna vertebral de uma pessoa tem uma curva lateral. A curva geralmente é “S” ou “C”. Em alguns, a curva é estável, enquanto em outros aumenta ao longo do tempo. A escoliose leve geralmente não causa problemas. Em casos mais graves, pode causar ocasionar problemas na respiração, na maior parte dos casos não a dor. Acredita-se que a causa esteja ligada à combinação de fatores genéticos e ambientais. Também podendo ocorrer em função de paralisia cerebral, síndrome de Marfan.
A lordose faz referência a uma curvatura nas regiões lombar e cervical da coluna. A curvatura externa (convexa) nas regiões torácica e sacral é denominada cifose. Lordose é uma adaptação do nosso corpo, que nos permite andar melhor sobre duas pernas, O problema ocorre quando há uma curvatura excessiva, de tal forma a prejudicar nossa forma de andar e causando dor.
A cifose é uma curvatura cifótica convexa anormalmente excessiva da coluna vertebral, uma vez que ocorre nas regiões cervical, torácica e sacral. Pode resultar de doenças degenerativas como a artrite; problemas de desenvolvimento; osteoporose com fraturas de compressão da vértebra; mieloma múltiplo ou trauma.
É importante lembrar que em alguns casos é necessário intervenção cirúrgica, e em outros é possível através da prática de exercícios específicos corrigir ou amenizar o desvio. O primeiro passo é a consulta com um ortopedista.
Em alguns casos, práticas de exercícios como a Reeducação Postural Global é bastante utilizada para correções posturais. Através da RPG é possível corrigir outros problemas também decorrentes dos desvios posturais.
O tratamento com a RPG é agradável, sem o uso de medicamentos, apenas com manipulações sobre a coluna, braços e pernas do paciente. Através do método, o indivíduo ganha uma nova consciência corporal, aprendendo a se posicionar corretamente e a não exigir mais do que o limite de sua coluna, isso garante uma vida sem dores e patologias.
*Roger Alves – Personal Trainer – CREF 124251 G/SP