Márcio França
A maior surpresa das urnas foi para o candidato a governador de SP Márcio França (PSB) Ele ganhou a vaga para o segundo turno na prorrogação. Todo mundo apostava um segundo turno em SP com João Dória (PSDB) e Paulo Skaf (MDB). Skaf foi ultrapassado nas últimas urnas apuradas.
Deputados
Na região de Rio Preto foram apenas dois deputados federais eleitos: Fausto Pinato (PP), de Fernandópolis, e Luiz Carlos Motta (PR), de São José do Rio Preto. Os deputados estaduais foram Carlão Pignatari (PSDB), de Votuporanga, e Itamar Borges (MDB), de Santa Fé do Sul.
Rio Preto
Na região quem mais perdeu nesta eleição foi Rio Preto. A cidade amargou de uma só vez a perda de três deputados: Orlando Bolçone, Vaz de Lima e João Paulo Rillo. Outros candidatos novatos, como o ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB-federal) e Edinho Filho (MDB – estadual) que estavam bem cotados para vencer, ficaram de fora. O atual vice-prefeito Dr. Eleuses Paiva também não conseguiu se eleger para federal.
A baixa
O deputado federal Floriano Pesaro (PSDB) não conseguiu a sua reeleição. A derrota foi muito sentida em Votuporanga, onde ele obteve 3.626 votos e foi o terceiro mais votado. Aqui, Floriano foi apoiado por um grupo de pessoas expressivas lideradas pelo ex-prefeito Junior Marão.
Os números
A eleição deste ano foi considerada atípica para os deputados. Mesmo os parlamentares reeleitos, como Carlão Pignatari com 74.006 votos, e Itamar Borges com 82.18, tiveram uma votação aquém do esperado.
A entrevista
Carlão comemorou a sua vitória. Ele recebeu abraços dos amigos e falou à Cidade FM, contando detalhes da eleição. O que mais lhe impressionou foi a mudança na composição da Assembleia Legislativa, onde muitos políticos tradicionais não conseguiram a reeleição.
João Garcia
O votuporanguense João Garcia (PRB) foi o mais votado em Votuporanga para federal. Ele obteve 9.668 votos e com a região somou um total de 13.269. Ele comemorou a boa votação em Votuporanga, mas ficou longe de conquistar uma cadeira na Câmara Federal. Contudo, diz que valeu a pena.
Fausto
Quem comemorou muito a sua reeleição foi Fausto Pinato (PP). Ele conquistou 118.684 votos, praticamente 100 mil votos a mais que na eleição passada, quando então foi eleito pelo PRB na esteira de Celso Russomano. Pinato naquele pleito teve pouco mais de 22 mil votos.
Comemoração
Ao comemorar a vitória, Pinato deu entrevista para a Cidade FM ao lado de dois votuporanguenses. Estavam lá na comemoração o empresário Valmir Dornelas e o secretário de Assistência Social Serginho da Farmácia. Pinato teve 4.806 votos em Votuporanga.
Na Cidade
Já Luiz Carlos Motta brindou a sua vitória nas urnas em Rio Preto. Na Rádio Cidade FM ele agradeceu os votos de Votuporanga. Estavam nos estúdios da emissora, no momento da sua entrevista, o vereador Daniel David e as assessoras Nayara Canato (esta até chorou com a vitória de Motta), e Glauce Sereno.
Show de bola
Mais uma vez a Cidade FM mostrou o seu potencial jornalístico unindo as equipes de rádio e jornal na cobertura das eleições 2018. O resultado foi a movimentação de 30 profissionais trabalhando durante a coleta de informação nos postos de votação.
Apuração dos votos
No período das 16h às 23h30, quando ocorriam a apuração dos votos, a equipe Cidade, focou os resultados de Votuporanga, e da comarca, com prioridade. Diante disso, houve uma procura enorme, especialmente de cabos eleitorais, que buscavam informação sobre o desempenho dos seus candidatos.
Horário político
A propaganda eleitoral está de volta. Começa no dia 12 de outubro (sexta-feira) e vai até o dia 27. Cada candidato terá 10 minutos em cada bloco para expor suas propostas. No rádio, os blocos começam às 7h e às 12h. Na televisão, às 13h e às 20h30. As propagandas serão inseridas até o dia 26 de outubro, dois dias antes da eleição de segundo turno.
De saída:
Eduardo Bolsonaro, candidato a deputado federal teve 3.626 votos em Votuporanga. Ele foi o quarto mais votado na cidade. Em quinto a Joice Hasselmann teve 2.233 votos. Alguém viu cabos eleitorais deles pedindo votos por aqui?