A base para todas as baixezas que se vê nos trópicos sempre foi a hipocrisia, administrada pelos dominantes e ecoada pelos demais. Um conforto, então.
Não se vive em terras de bananas sem mentir - e muito.
Desde o mais banal dos comentários - Nossa! Como você está magra! -, até os depoimentos judiciais mais escrotamente cínicos - Eu não sei de nada! -, uma sociedade bananosa sempre se manteve, arrimou-se, na falsidade para poder vicejar e exportar seu mau-caratismo para o mundo afora.
Inventou-se até o politicamente correto, e para chamar a hipocrisia de traquejo social.
Pois é.
Mas isto acabou.
Alguns, mais desavisados, não notaram, ainda, que o mundo - e as bananas junto -, deu um triplo mortal carpado nos últimos ... 04 (quatro) anos; e o negócio é o seguinte: se não gostou - da casa, do carro, do namorado, da família, do trabalho, da situação político-econômica - dê o fora, saia fora, desapega, deixe-os, porque ninguém mais no planeta aguenta mimimi.
A coisa toda é muito simples: cada qual vive à sua maneira, faz o seu caminho, e quase ninguém mais tá achando que vai encontrar a felicidade numa lanchonete fast food - esqueçam: este sistema exploratório de consciências já deu o que tinha que dar.
Não é exatamente o humanamente trágico: cada um por si, mas cada um vivendo a sua vida - e só a sua vida: chega de viver a loucura dos outros - especialmente dos outros que querem levar vantagem sobre você - quase todos, no bananal.
Tchau, sociedade cafona das imposições do certo e errado no vestir, falar, agir, conviver.
E liberdade, afinal, é isto, apenas isto: ser o que se é - e o inenarrável conforto psicológico de poder afirmar em toda e qualquer situação: “tô andando pra você!”.
Então, caro leitor, trate de prestar atenção no noticiário - nas bulas de remédio e receitas de bolo, também -, e vá construindo seu caminho, como o Frank Sinatra (na canção! na canção, bem entendido!), porque a maré subiu e não vai baixar tão cedo. No mundo todo.
Tem algumas bananas boiando, inclusive. Mas são poucas, e, logo, logo, o mar brabo vai desaparecer com elas.