O tratamento através do gelo é chamado de CRIOTERAPIA, esta palavra vem do grego krios (frio) e do inglês therapeia (tratamento), sendo assim a crioterapia é a terapia por meio do frio; podendo ser aplicada na forma sólida (cubo de gelo ou gel), líquida (água gelada) ou gasosa (spray e aerossóis); porém, a mais prática e segura é a sólida, feita com aplicação de gelo no local da lesão.
Esta técnica originou-se há 2500 AC, utilizada pelos egípcios como método analgésico (combate a dor) e antiinflamatório (combate a inflamação). No século 19 os médicos do exército de Napoleão Bonaparte, recorriam à técnica para amenizar quadros dolorosos de amputações. Foi nos anos 70 que passou a ser utilizada no tratamento de lesões esportivas. Dores musculares e articulares, processos inflamatórios provocados por traumas ou exercícios intensos podem ser amenizados com gelo; recomenda-se sessões de 15 a 20 minutos, feitas três ou quatro vezes por dia; é um recurso simples e quanto mais precocemente for utilizado, melhores serão os resultados. Porem fiquem atentos, “se você utilizou corretamente a crioterapia por dois dias e o incômodo não diminuiu, é recomendado procurar um especialista para melhor avaliação”. Lembrando que a técnica por si só não cura nenhuma patologia, sendo apenas um recurso auxiliar no tratamento de problemas musculares e articulares.
Atenção, antes de aplicar a crioterapia, deve-se realizar o teste de alergia ao gelo/frio, resfriando uma pequena região do corpo, é positivo quando surgir vermelhidão, bolhas, com sensações de dor e queimação; caso não tenha alergia, pode ser aplicada de várias maneiras, dependendo da região da lesão, da integridade da pele, do tamanho da área a ser tratada, do tipo de traumatismo e da resposta que se pretende obter; entre elas estão: Bolsa de gelo: 15 a 20 minutos, 3 vezes ao dia (pode utilizar um saquinho plástico com gelo dentro); Compressa fria: 20 minutos, 3 vezes ao dia (utilize uma toalha molhada em água bem fria ou envolva cubos de gelo com o tecido) Imersão em água gelada: no máximo 20 minutos, uma única vez ao dia (você entra em uma banheira ou tonel repleto de gelo e água muito fria), eta técnica é muito utilizada por atletas pós treino, prevenindo lesões. Mesmo sendo uma técnica tratamento relativamente simples, é preciso prudência, indicação e orientação de um profissional capacitado. Fica aí a dica!