Por Leonardo Azambuja: médico especialista em nutrologia, ciência da fisiologia humana e longevidade saudável
Leonardo Azambuja é colunista do A Cidade e escreve todas as quartas-feiras
Vale a pena a utilização de uma whey protein elaborada especificamente para o público feminino?
Na verdade, o whey protein na versão feminina é uma pura jogada de marketing. Tanto o homem quanto a mulher devem consumir whey protein de qualidade. A indústria acrescenta colágeno na fórmula (o que reduz o custo do produto), isoflavonas e outros adendos que, teoricamente, fariam do produto uma melhor opção para as mulheres. O rótulo cor de rosa associado com alguma musa fitness e pronto: a mágica está feita.
Quer uma dica valiosa? Fuja desse tipo de marketing!
Mas colágeno não é bom para a qualidade da pele?
O colágeno, assim como queratina, actina, miosina, hemoglobina, enzimas, entre outros, são proteínas. Portanto, para que sejam corretamente sintetizados em nosso corpo, é necessária uma ingestão adequada de alimentos fonte de proteínas.
Feito isso, focando agora no colágeno, é importante também a ingestão de cofatores de sua síntese, como vitamina C, selênio, silício orgânico, zinco, manganês, entre outros. E igualmente importante é controlar o processo de emagrecimento (quando este for o objetivo) para que ele aconteça de maneira gradativa.
Uma redução abrupta no peso corporal, como acontece em dietas restritas ou em cirurgia bariátrica, proporciona perda no tecido estrutural.
As pessoas geralmente associam isso apenas com a massa muscular. Mas o mesmo ocorre com todos os tecidos proteicos, incluindo o colágeno. A crença de que a suplementação com colágeno tipo I hidrolisado vai ajudar na qualidade da pele não tem fundamentação. Ao ser ingerido, será degradado em vários aminoácidos, que serão recrutados em nosso organismo não necessariamente para sintetizar colágeno.
Não confunda com a suplementação com colágeno tipo II, pois essa apresenta grandes benefícios para a saúde articular, mas isso é assunto para outro e-mail ;)
Apenas atletas devem consumir Whey?
De maneira alguma. A whey protein, assim como outros suplementos proteicos (proteína isolada da carne, proteína isolada da ervilha, proteína isolada do arroz, albumina, caseína, etc), podem complementar a dieta alimentar de alguém com alguma dificuldade no consumo de alimentos fonte de proteínas (carnes, ovos, leite e derivados).
Essa dificuldade pode acontecer por falta de apetite, dificuldade de mastigação de carnes, falta de disponibilidade de alimentos proteicos fora de casa, praticidade, entre outros. Portanto, crianças, adolescentes, idosos, pessoas se recuperando de alguma patologia, para citar alguns exemplos, podem se beneficiar da suplementação com whey protein.
Meu objetivo é emagrecimento...Posso ter algum benefício suplementando com whey protein?
Sem dúvida! Vejo que as pessoas que desejam emagrecer associam suplementação nessa fase com algo para ter um efeito direto na queima de gordura. Por isso, geralmente investem seu dinheiro em termogênicos. Mas se em alguma refeição do dia, a ingestão de proteínas estiver baixa, o uso de whey protein pode ser uma boa medida sim.
Se for necessário algo para maior saciedade, sugiro um mix entre whey protein e caseína. Fica ótimo nas refeições intermediárias. Vale lembrar que em uma dieta para emagrecimento (hipocalórica), é fundamental a ingestão adequada de proteínas visando evitar a perda de massa muscular no processo.
Uma gestante pode utilizar whey protein?
Se tiver alguma dificuldade alimentar que impeça o consumo por meio de alimentos, pode sim. Minha única observação seria para a administração de um whey protein isento de corantes, aromatizantes e adoçantes artificiais. Hoje já temos várias opões no mercado.
É verdade que se eu levar whey protein ao fogo, a proteína será perdida?
A confusão está no termo “desnaturação”. O aquecimento desnatura a proteína, mas isso não significa que ela perderá suas propriedades. Se isso fosse verdade, não poderíamos grelhar o bife ou cozinhar o ovo.
O processo de desnaturação inclusive, melhora a biodisponibilidade da proteína no alimento. Portanto, você pode sem problemas utilizar a whey protein em suas receitas.
E para concluir...
A suplementação com whey protein pode ser muito interessante para inúmeros públicos. Uma criança ou adolescente com baixo consumo de proteínas por aversão a alimentos fonte desse nutriente; um idoso com dificuldades na mastigação de carnes; um vegetariano para complementar sua ingestão de proteínas (para o vegano existem proteínas de origem vegetal, como arroz, ervilha, lentilha, soja); para alguém que esteja na recuperação de alguma patologia debilitante do estado nutricional, entre outras aplicabilidades.
O uso da whey protein ficou conhecido para aqueles que buscam aumento da massa muscular, mas também pode ser igualmente importante para quem deseja reduzir gordura corporal sem sacrificar tecido magro devido à perda de proteína estrutural. Isso inclui além da massa muscular, pele, cabelo, unhas, sistema enzimático, sistema hormonal, imunidade, etc. Portanto, pode ser um grande aliado para adequar seu programa alimentar.