É inegável, que o valor de uma imprensa deva ser atuante, penetrante e que se estenda aos mais variados fatos que descrevem o dia a dia de nossa existência.
Geralmente, os governos, tanto da esquerda como da direita, não são muito adeptos à mídia, onde divulga fatos de toda a natureza, inclusive os erros graves praticados por uma gestão governamental, onde o leitor tem o direito sagrado, líquido e certo de se inteirar acerca do que está acontecendo em seu país, mesmo nas cidades onde se encontra domiciliado.
Em não havendo uma atuação a contento por parte da imprensa, o povo vive enganado, como se estivesse em uma ilha isolada, sem ter conhecimento e liberdade de expressar suas ideias, e que, provavelmente, deixa de ser um dispositivo, em obediência a um princípio justo e compatível com as próprias ideias e pensamentos.
O Inciso IV do artigo número cinco da Constituição Federal é muito claro, onde se expressa que é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato, porém, nem sempre esse direito é exercido de uma forma plausível, porque aquele que assim procede está sujeito a enfrentar problemas, que poderão advir dessa liberdade.
É evidente salientar, à vista do que narramos até aqui, o fato de que os brasileiros não adotem aceitar e conviver com as irregularidades que se veem através da mídia e das imagens trazidas pela televisão, onde demonstram fatos que merecem o repúdio de toda a comunidade e de toda a sociedade brasileiras.
O Brasil inteiro teve a oportunidade de presenciar os protestos de ruas em várias cidades do país, milhares delas, como resultado das eleições, aqueles que defendem uma filosofia de governo voltada ao interesse desses milhares que saíram às ruas, pedindo melhores condições de vida aos menos favorecidos pela sorte, inclusive a classe indígena.
O desejo de alguns partidos que mais se expandem com o poderio existente se prendem ao fato de dominarem a mídia Nacional como fórmula de conter ou omitir as notícias que não lhes são favoráveis, mas que vêm ao encontro das aspirações populares.
Temos a ressaltar os condenados pela Operação Lava Jato, mas sem citar nomes, onde o Poder Judiciário se encontra instalado em Brasília e onde se encontra a maior Corte de Justiça da Capital Federal, deu uma prova de que suas ações se desenvolvem e culminam com uma satisfação à sociedade de que as infrações cometidas pelos envolvidos tiveram um preço e que ficará eternamente nas páginas da história de cada um.
Os brasileiros, por sua vez, clamam pela liberdade e querem exercitá-la como um direito adquirido e que a eles é peculiar, caso contrário, a democracia deixa de existir e cai por terra, porém, sempre há de existir luta para que ela permaneça sob as chamas do direito e da importância que desfruta a imprensa em prol de toda a comunidade brasileira.
Sem o direito de expressar a liberdade natural e que deva ser de todos, temos caso como os venezuelanos, cubanos e pertencentes a outros países, onde há restrição ou quase nada em matéria de manifestos, são proibidos com detenção e com outras situações atinentes ao caso enfocado.
Não podemos deixar de ressaltar que a imprensa brasileira é uma das mais autênticas, pelo menos nessa fase em que nos encontramos, onde não tem o mínimo receio de divulgar a realidade dos fatos, embasada em provas e que não deixam dúvidas comprometedoras contra esse ou aquele que comete irregularidades apontadas pela mídia.
Sempre há uma esperança de que melhores dias surjam e que venham a dar um alento à vida dos brasileiros com mais justiça social, com melhores condições de se habitar de uma forma decente o Brasil. Para isso, a imprensa é um dos principais veículos de comunicação e que descreve com muita precisão a situação dos vários ângulos em que se encontra nosso país.