Você já fez a lista das suas “resoluções de ano novo”? E dos seus desejos para o ano novo?
Com certeza, a saúde entrou em praticamente todas as listas. Todos nós desejamos a saúde! Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS): “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não, simplesmente, a ausência de doenças ou enfermidades.” E esse bem-estar físico, mental e social, depende de quem?
Na realidade nós queremos que em um passe de mágica o ano que se inicia traga todos os nossos sonhos. Mas qual é a nossa parte para que eles aconteçam?
Enquanto pacientes, lembro aqui de uma palestra do médico Andrei Moreira sobre a humanização na medicina, onde ele, muito bem, descreveu que é preciso que o paciente se empodere e tenha domínio de si.
Enquanto autores da nossa história, precisamos nos cuidar, cuidar dos nossos pensamentos e das nossas atitudes. A incumbêcia da realização dos nossos desejos é nossa. Necessitamos sim, nesse novo ano, dominar a nossa vida, tomar a direção e o controle dela, nos autoresponsabilizar por tudo que nos acontece.
Não precisamos estar na posição de vítima! Podemos realizar se sairmos dessa posição. É preciso tomar posse da nossa vida e da nossa saúde. Nunca diga: se eu tivesse condição. Faça o seu melhor com o que tem, hoje e agora!
Monja Coen disse isso em uma de suas palestras, e corroborou que era o que Buda dizia: “Não espere as condições propícias. Com o que você tem, faça o seu melhor.” Isso é ter suficiência, afirmou ela!
Que nossas metas e propósitos sejam todos alicerçados pela nossa suficiência. Façamos por nós, com a habilidade e a capacidade que nos foi dada.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Pergunte a si mesmo: “da minha lista, o que é realmente importante para mim”? Depois de responder a essa pergunta e já com a consciência do que precisa para viver o seu melhor ano, trace os passos para realizar. Foque na realização, no objetivo, e siga, passo a passo. Faça acontecer, faça o simples, pois é ele que muda. Aproveite que és suficiente e construa as suas “resoluções de ano novo”, se empodere da pessoa capacitada que és, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhor, um Mundo Melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +