Sabemos a importância de uma noite de sono bem dormida, pois é durante o sono, ou melhor, no repouso que revigoramos nossas energias e nos preparamos para a rotina do dia a dia. A técnica: “Relax and Win: Championship Performance”, do escritor Lloyd Bud Winter, descrito em seu livro no ano 1981. Segundo o autor, a técnica foi criada para ajudar os militares a dormirem em qualquer condição, como nos campos de batalha e evitar erros por falta do sono.
O método para dormir envolve principalmente o relaxamento muscular, respiração e truques de visualização que qualquer um pode fazer. Veja como ela funciona: 1- Sente-se na beira da sua cama; 2- Certifique-se de que apenas um ponto de luz confortável esteja aceso e que seu telefone esteja silencioso; 3- Relaxe os músculos do rosto, incluindo a língua, a mandíbula e os músculos ao redor dos olhos; 4- Uma vez que seu rosto pareça uma massa mole, deixe a gravidade puxar seus ombros naturalmente em direção ao chão; 5- Solte-os o máximo possível, seguido pelos braços, um lado de cada vez; 6- Enquanto estiver fazendo isso, inspire e expire, ouvindo o som da sua respiração. A cada respiração, deixe seu peito relaxar mais e deixe a gravidade relaxar as coxas e a parte inferior das pernas; agora, você deve passar 10 segundos tentando esvaziar sua mente. Se os pensamentos vierem naturalmente, deixe-os passar. Apenas mantenha seu corpo solto e flácido; Depois de ficar com a mente mais calma, imagine um dos dois cenários abaixo. Se você for uma pessoa que não é boa em visualização, pode cantar o mantra “Não pense, não pense, não pense” por 10 segundos.
Você está deitado em uma canoa em um lago calmo, com nada ao seu redor além de um céu azul claro acima de você; você está em uma rede de veludo, balançando suavemente em um quarto escuro. Pronto. No final desses seis passos, deite-se e apague a luz. Winter afirma que em poucos minutos você adormecerá. De acordo com ele, a técnica funcionava para 96% dos militares após seis semanas de prática. Até o momento, não existem estudos para comprovarem o funcionamento do método, mas só de pensar que 76% dos brasileiros têm, pelo menos, uma queixa relacionada à qualidade do sono, de acordo com um levantamento realizado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), não custa nada tentar. Boa noite, bons sonhos.