Vendas é ciências e para que desenvolva os melhores mecanismos é necessário estudar e utilizar de instrumentos para otimizar este processo. Em sua obra A Incrível Ciências das Vendas, Luiz Gaziri, consultor e professor na FAE Business School e na PUC-PR, especifica as melhores ferramentas para aprimorar as vendas dentro de uma empresa.
- Aula de Inglês: por mais que não trabalhe diretamente com pessoas ou materiais estrangeiros, o inglês é essencial e pode ajudar muito nos estudos, uma vez que existem muitos materiais completos e consistentes que dê preferência devem ser lidos em inglês.
- TED Talks: muitos conhecem a plataforma, mas não usam para adquirir conteúdo. A maior vantagem do TED, além de conteúdos relevantes, é que os vídeos são curtos e apresentam lições extremamente valiosas de autoridades nos assuntos disponíveis.
- Google Acadêmico: uma ótima ferramenta para pesquisar e ler artigos científicos de qualidade, todos embasados em fontes bibliográficas confiáveis. Evita rolar as páginas da internet em busca de artigos que, muitas vezes, não são confiáveis.
- Periódicos Capes: também é uma ferramenta de alta qualidade para encontrar artigos científicos confiáveis.
- Facebook: considerado o “sequestrador de produtividade”, quando utilizado corretamente pode fornecer muitos conteúdos relevantes. O que precisa fazer é seguir perfis ativos e confiáveis (The Atlantic, The Guardian), e favorita-los para receber o conteúdo assim que for postado. Serão diversas notícias do mundo dos negócios em primeira mão.
- Twitter: informação direta e permite saber das notícias de forma rápida. Da mesma forma que o Facebook, o ideal é que sigam páginas relevantes para saber o que os grandes nomes dos negócios estão pensando.
- Fast Company: a melhor revista de negócios que existe
- Newsletters: assine as News das maiores revistas, dos maiores pesquisadores e autores. Assim, pode receber direto no seu e-mail tidas as novidades do mundo do business.
- Livros: quem não lê fica para traz. Existem uma infinidade de livros sobre negócios que apresentam diversas técnicas. Só não lê quem não quer.