Já aconteceu com você de ouvir alguma notícia triste e isso lhe trazer um turbilhão e lembranças semelhantes?
Outro dia, um colega nos contava sobre um processo que levou de uma cliente que se sentiu lesada por algo que realmente não era culpa dele ou da sua empresa, gerando prejuízo imenso de tempo e dinheiro. Assim que ele acabou de contar, a pessoa que estava ao meu lado já começou outra narração parecida, e eu tentei, com muita dificuldade, não despejar as lembranças iguais que aterrorizavam minha mente! Socorro! Eram muitas! Como a conexão com o negativo nos afeta! Como afetam nossas emoções!
Aqueles dados que eu acabava de receber me motivaram e geraram sentimentos de raiva por lembranças de fatos onde eu também havia perdido tempo e dinheiro.
Quantas vezes passamos por isso? Olhe as redes sociais, uma notícia sobre alguma tragédia, algo ruim que ocorreu, algum erro, um deslize de algum ser humano, isso gera milhares de likes, de compartilhamentos e uma discussão que repercute por dias e dias.
Fale mal de alguma pessoa em uma roda e, de repente, surgem adjetivos não tão bons, comentários maliciosos e julgamentos. Observe como o mal sempre se propaga em grande velocidade.
Isso com certeza tem efeito em nossas vidas. Quando converso com empresários, aqueles que só falam e focam na crise, percebo que eles nunca conseguem melhorar os resultados, e isso vai tomando uma proporção incrível. Em contrapartida, quando você chega ao lado daqueles que, apesar da crise, focam nos seus negócios, nas coisas boas, sentimos energia boa, falamos de coisas boas, e os seus resultados só aumentam.
Não é que devemos “jogar o pó para baixo do tapete”, mas devemos sim, exaltar as coisas boas! Tragédias, crises, acidentes, erros, tudo isso vai acontecer. Devemos ajudar e ter compaixão, porém, não precisamos divulgar! Temos no mundo infinitas coisas boas acontecendo, que tal trazer o enfoque para elas?
Imagine em situação contrária, quando alguém lhe fala algo bom, logo, você tem lembranças boas. Imagine alguém que chega ao seu lado e lhe conta sobre a sua avó, sobre as comidas boas que ela faz, sobre o almoço de domingo. Imediatamente vem a sua mente uma memória afetiva que lhe faz abrir o coração e transbordar de amor. Eu, aqui, já me vejo na caixa de retalhos da minha avó, brincando, correndo pela casa, comendo macarrão e sorvete de coco queimado.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Quando pensar em contar algo ruim ou compartilhar nas redes sociais, respire e faça a análise do que irá ganhar ao fazer aquilo. Será que tenho mesmo essa necessidade?
Vamos começar uma campanha do bem? Vamos espalhar notícias boas, elogios, e aguardar o que acontece?
Faça essa experiência quando estiver conversando, conte algo bom de outra pessoa, conte fatos bons, notícias boas e espere os comentários e histórias que irá despertar no outro.
Se conecte com a beleza do universo, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhor, um Mundo Melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +