Pode ser que nesta sexta-feira saibamos quem foi eleito para as Presidências da Câmara e do Senado, eleições importantes para os destinos do país. Dependendo dos que forem eleitos seria muito bom que os mesmos não provocassem ou permitissem discussões sobre aumento de salários dos senhores legisladores, não é o momento, o Brasil já custa muito caro.
Alguns podem não perceber, porém, a população está estressada, o noticiário vem massacrando a tranquilidade das famílias. É muito triste o que aconteceu em Minas Gerais, o que não poderia haver é o noticiário levar esta tristeza para dentro das casas. Que existem exageros e falta de bons procedimentos em negócios de grande monta não há dúvida, a punição aos responsáveis deveria ser natural e, se isto já estivesse acontecendo há muitos anos não veríamos tantas tragédias. Sempre é tempo para começar, se deixarem.
Tenho lido muitos articulistas, pessoas bem informadas, e alguns já se aventuram em culpar políticos do passado pelas facilidades que os mesmos criaram e hoje custam muito caro ao país. Até acredito que, se por um bom tempo não houver reeleição, os legisladores votarão regulamentações interessantes para o futuro das pessoas que viverem por aqui. A reeleição cria uma promiscuidade desinteressante para todos e, também, cria facilidades que as administrações não possam suportar no futuro.
Os estados estão padecendo dificuldades e os governadores vão precisar de muito pulso e vontade para acabar com boquinhas, ou diminuem as despesas ou continuarão por muito tempo dependendo do governo central. Ai fica uma pergunta intrigante: -e se o governo central não tiver recursos para ajudar, como tudo vai ficar?
Existe uma radicalização entre os brasileiros, alguns elogiam o atual governo, outros abominam. O que todos precisam entender, e os meios de comunicação tem obrigação de explicar isso, é que se não existe dinheiro não há como pagar as tais obrigações de governo. Ou a economia reage ou estaremos caminhando para dias muito difíceis, os negócios entram em parafuso. As pessoas precisam parar de acreditar que o governo pode tudo. Todos que vivemos esses nossos tempos vamos ter de participar de algum tipo de sacrifício. E, é logico que os governantes atuais precisam demonstrar sabedoria, seriedade e decência. Baratear e pesar menos no bolso da população já ajudará bastante. O mar de lama em Minas vai ficar no solo por muito tempo, uma pena, mas a política através dos seus protagonistas pode rapidamente evitar que isto aconteça nas administrações. Os políticos podem fazer isto. Vamos torcer.