A gratidão é uma espécie de recompensa que recebemos sem pagamento, por tudo que podemos fazer ou fizemos pelo semelhante. Isso não tem preço. Nesta semana adentrei-me a um estabelecimento comercial para fazer uma compra. Exatamente na hora que pego o que havia comprado, olhei para um dos lados e fui cumprimentado por um simpático casal, que fez questão de me chamar de professor. Aliás, uma das grandes conquistas que fiz em toda minha vida foi exercer essa nobre profissão, exercida até mesmo por Jesus Cristo. Senhor Rames Cury e sua simpática esposa. Fiquei feliz e é a eles que dedico este meu texto. Todas as vezes que me encontro com esse casal sinto-me agradecido por ter ganhado meu dia. Eles são leitores dos artigos que escrevo e fazem questão, quando me encontram, de dizer que leem todos eles.
Fico feliz por isso. A vida ensina a gente e nós aprendemos que não podemos exigir gratidão de ninguém, podemos apenas dar boas razões para que nos gostem e tenham paciência conosco, porque o resto a vida completa. Aprendemos que não importa quanto certas coisas possam ser ou não importantes para nós, mas o respeito que recebo do casal de amigos, jamais vou esquecer. Aprendemos que não podemos passar anos construindo verdades e depois destruí-las em pequenos momentos. Podemos usar nossas verdades por apenas 20 minutos, depois disso, precisamos saber do que estamos falando e com quem falamos. Aprendemos que se pode fazer algo em um minuto e ter que responder por isso o resto da vida. “Por mais que cortemos um pão em fatias, esse pão continua tendo duas faces, e o mesmo vale para tudo o que cortamos em nosso caminho”.
Que nós saibamos aproveitar melhor nossos dias ao redor das pessoas que nos querem bem. Oxalá, consigamos dizer tudo que sentimos podendo sempre agradecer. Que saibamos valorizar tudo aquilo que a vida nos dá, podendo entender que toda hora é hora de ajudar alguém, mesmo com palavras.
Que nossas simples atitudes possam fazer a diferença na vida do outro. Reflita o texto que segue: “Era uma vez, o fogo, a água e a oportunidade... Um dia entraram em uma floresta escura... O fogo disse... Se eu me perder. Procure-me na fumaça, porque onde ha fumaça há fogo... A água disse.. Se eu me perder me procure na umidade, porque onde há umidade há água... Então a oportunidade disse .. Se eu me perder, não me procurem, pois uma vez perdida, nunca mais me encontrarão... Então nunca perca a oportunidade de dizer as pessoas o quanto elas são importantes na sua vida por isso, antes que a minha oportunidade passe”. Estou enviando ao casal de amigos essa mensagem para externar minha gratidão pelo que são. Não somos fortes como sempre previmos, nem tão fraco quanto temíamos. Já não temos os passos rápidos como gostaríamos, nem podemos ficar parados como poderíamos. Aprendemos a dar equilíbrio aos nossos extremos. Se não temos o direito de escolher todos os acontecimentos, posicionamos de acordo com os fatos. No final, o que nos move não é forte o suficiente para nos derrubar, mas é intenso o bastante para caminharmos muito mais adiante.