Em 2018, um em cada três brasileiros afirmou que sonha em ter negócio próprio e mais da metade não considera o “medo de fracassar” um impeditivo forte suficiente para iniciar jornada no mundo do empreendedorismo. Esses dados ajudam a explicar o registro de 52 milhões de brasileiros, entre 18 e 64 anos, envolvidos na criação e consolidação de um empreendimento no ano passado.
As outras boas notícias identificadas na pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) foram que deste total, 62% estavam à frente de um negócio que surgiu da identificação de uma oportunidade e a taxa de empreendedores estabelecidos superou a de empreendedores iniciais, demonstrando que, em sua maioria, os empreendedores são realmente vocacionados e atuaram para consolidar os negócios criados até 42 meses antes.
A edição atual do estudo global, realizado em 49 países, mostra o salto quantitativo e qualitativo que o empreendedorismo deu no Brasil. Em 10 anos, o Brasil passou de 3,4 milhões de pequenos negócios formais para 15,4 milhões de empreendimentos, ou seja, incremento de 450%. Desse total, cerca de 30% está no Estado de São Paulo.
A pesquisa revela também o outro lado da moeda: a baixa competitividade dos negócios que vem sendo criados. Cerca de 70% possui um número de concorrentes expressivo e trabalha com produtos e serviços bem conhecidos pelo consumidor, ou seja, sem nenhum diferencial. E apenas 2% qualificam a tecnologia utilizada na gestão e produção como inovadora.
Para que o sonho do brasileiro não se transforme em pesadelo e os pequenos negócios criados sejam realmente competitivos, o Sebrae-SP vai continuar trabalhando para levar orientação, capacitação em gestão, inovação, acesso a novos mercados e financiamento.
Focados no novo perfil do empreendedor brasileiro, neste ano vamos atender mais de 1,2 milhão de clientes e realizar cerca de 400 mil atendimentos de alto impacto – aqueles que agregam inovação no processo, produto ou gestão do empreendimento.
No quesito ambiente empreendedor, continuaremos investindo fortemente na ampliação da rede de parceiros para promover o desenvolvimento local por meio do fortalecimento da cultura empreendedora. Neste ano serão inaugurados 100 novos postos Sebrae Aqui que, aliados aos 217 já implantados, vão cobrir mais de 95% do território paulista. A educação empreendedora vai chegar a 200 mil alunos do ensino fundamental, por meio do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).
E também vamos amplificar as ações focadas na simplificação burocrática, com o apoio à inclusão de 400 municípios na Rede Simples, plataforma digital que integra os processos de registro, legalização e baixa de empresas, dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais.
É um desafio e tanto, do tamanho da vontade do brasileiro de empreender. Para dar pronta e eficaz resposta, estamos amplificando nossa rede de parceiros estaduais, regionais e locais, integrando esforços, recursos e conhecimento com o mesmo propósito: garantir o desenvolvimento de plataformas regionais de desenvolvimento, afinadas às necessidades e ao perfil do novo empreendedor, assegurando a eles, uma jornada exitosa pelo mundo dos negócios.