Queridos irmãos e irmãs diocesanos, paz!
Milhões de pessoas foram afetadas por uma forte tempestade tropical que transformou no ciclone Idai no sudoeste da África no último dia 14 de março. Moçambique, Zimbábue e Maláui foram os locais mais atingidos pela catástrofe, a pior da história enfrentada pela população destes países. Cerca de 1,7 milhões de pessoas precisam de ajuda urgente. Apenas em Moçambique 17 mil pessoas ainda estão isoladas e o número de mortes pode passar de mil.
Em profunda sintonia com a solidariedade e apelo do Santo Padre que implora por “conforto e apoio aos que foram atingidos por esta calamidade”, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a Cáritas Brasileira lançam a Campanha de Solidariedade à África - SOS África - Moçambique, Zimbábue e Maláui.
Os recursos arrecadados serão utilizados para ações de socorro imediato (água potável, alimentos, roupas, cobertores, kits de higiene, remédios, primeiros socorros e tendas). Com este apoio queremos ainda ajudar na reconstrução de moradias e meios de vida das populações afetadas nos três países.
Conclamo as paróquias, comunidades, congregações, colégios e todas as pessoas de boa vontade, para uma grande corrente de oração e solidariedade em favor das pessoas atingidas por esta triste tragédia. Peço, aos caríssimos padres, uma atenção especial em divulgar com urgência nos próximos dias essa campanha e a forma de colaboração. As doações poderão ser depositadas nas contas bancarias abaixo geridas pelas Cáritas Brasileira:
Banco do Brasil
Ag. 0452-9
C/C 49.667-7
Caixa Econômica Federal
Ag. 1041
Op. 003 C/C 4322-3