Algumas coisas acontecem com quase todas as pessoas. Não raras vezes nossas atitudes são radicalmente enviesadas. Acontece exatamente o que não poderia e nem deveria acontecer em quase todos os setores onde a sociedade se manifesta. Eu observo muito o comportamento das pessoas, às vezes aplaudo outras vezes até os repudio, confesso que devo praticá-los também, mesmo me abstendo de ocasiões propícias. É inerente à criatura humana quando pouco humanizada enviesar os fatos. Note bem, no comércio, por exemplo, muitos empresários não pensam corretamente na hora de instalar suas empresas, não imaginam que o local é inadequado e o dinheiro que possuem não é o suficiente para tal investimento. Mesmo assim o fazem. Isto porque não procuram instrução nenhuma por parte de entidades responsáveis e quando tem não se aproveitam disso. Também não observam que cliente mal atendido não volta. Mudando o fato, uma criança educada de forma enviesada não vai justificar a excelência do aprendizado na escola em que frequenta.
Um professor despreparado pode plantar sementes do crime na cabeça de seus inocentes seguidores. Um pai ou uma mãe sem as bênçãos da paternidade vão, com certeza, desumanizar a pura e santa condição de ser gente de seus próprios filhos. Enviesando ainda, enquanto Sua Santidade o Papa Francisco prega a união das religiões, os praticantes da maioria delas procuram agigantar as diferenças que elas não têm. No mundo todo, leis são criadas para não serem cumpridas, raríssimas são as exceções. Os males atropelam o bem e pouco são aqueles que procuram a inversão desses valores. Uma criança que necessita de informação não precisa necessariamente recebê-la de seus pais, qualquer criatura por mais estranha que seja, pode colaborar nesse sentido. De certa forma é fácil aprender que não podemos exigir o amor de ninguém, mas nós podemos dar boas razões para que isso possa acontecer e se tivermos vontade e paciência, a vida fará o resto. Não importa as quanto certas coisas ou situações sejam importantes para nós, muitos nem acreditam e jamais serão convencidos disso. Podemos passar anos construindo uma verdade e num passe de mágica destruí-la.
Podemos fazer uso de todas boas qualidades que temos, mas depois de certo tempo é preciso saber do que estamos falando. Podemos realizar coisas fantásticas em um minuto apenas, entretanto pode ser que sejamos responsáveis por elas o resto de nossas vidas. “Por mais que se corte um pão em fatias, esse pão continua tendo duas faces, o mesmo vale para tudo que cortamos em nosso caminho”, William Shakespeare foi o autor da frase. Que saibamos aproveitar nossos dias e a todos que nos amam. Amar ao próximo é indispensável para que também sejamos amados. Que tenhamos uma sabedoria infinita para cuidar das pessoas, das coisas, dos animais e das plantas. Pratiquemos sempre a gentileza no nosso dia a dia e que compreendamos que nosso simples gesto possa fazer a diferença na vida dos outros. O político, filósofo e escritor francês Montesquieu um dia escreveu: “Não extraí meus princípios de meus preconceitos, mas sim da natureza das coisas”. Nada enviesado nos será útil para termos a vida que merecemos ter.