A dor faz com que o nosso corpo reaja para não sentirmos mais dor, essa reação na sua grande maioria é evitar os movimentos que levam a dor. Se um certo movimento causa dor, a pessoa passa a evitá-lo; Certo? Errado! pois a imobilidade, ou a restrição do movimento é muito danoso ao corpo, principalmente para as articulações. Uma pessoa que sente dor no joelho, a primeira coisa que faz é evitar a caminhada; ela começa a “mancar” durante o movimento, evitando ao máximo flexionar (dobrar) o joelho.
Chamamos de imobilidade imposta pelo quadro álgico, isto é, falta de movimento devida dor. Na grande maioria, existe uma demora na busca de um profissional especializado depois de algum tempo com a dor; quando chegam ao tratamento, a articulação já se encontra com uma certa rigidez devida à imobilidade. Falamos do joelho, mais isso ocorre em outras articulações, o ombro é outro exemplo muito comum de falta de mobilidade devida dor. A mobilidade, movimentação articular é uma característica funcional necessária para que o corpo realize os movimentos sem risco.
Com a falta da mobilidade ou restrição da mesma, estamos criando um cenário para o surgimento de: dor; doença; desiquilíbrio e tensão muscular, e até lesões. No enfrentando de dores articulares, recomenda-se preservar a mobilidade articular para terem um bom tratamento, servindo como parte da reabilitação ou somente com a melhora da mobilidade. Pode ter certeza que estará bem melhor quando conseguir realizar os movimentos na sua amplitude total. Sendo assim é importante manter e preservar o uso do movimento, para não cair no desuso, comprometendo a funcionalidade articular. Importante lembra, que quaisquer sintomas de dor e perda da mobilidade, deverá sempre procurar o mais rápido possível, a avaliação de um profissional especializado, evitando a lei do uso desuso articular.