“Hackeando os Supermercados”, tema da 35ª edição da APAS Show, é uma excelente provocação para todos aqueles que se dedicam a pensar no futuro do varejo. Ele nos remete às várias tecnologias que estão revolucionando o setor supermercadista, tanto na gestão como na geração de bons negócios. Nos traz a sensação de que, a cada dia que passa, os supermercados exercem maior domínio sobre o ato de comprar.
Acompanhamento individual dos hábitos de compra, gestão de ofertas e promoções customizadas, monitoramento dos níveis de satisfação em tempo real... O cliente não tem escapatória! Ao pôr os pés dentro do supermercado, todas as informações disponíveis sobre ele serão usadas, em benefício dele próprio, para que sua experiência de compra seja a melhor possível. Voltará, fisgado pela qualidade do atendimento.
Mas há um porém: a expansão do varejo não passa somente pelo ato de comprar, mas também pelo ato de consumir! E nessa praia, quem tem pleno domínio é o próprio consumidor! É justamente aí que orgânicos encontram espaço para atuar. E não é pouco espaço, não! No Brasil, o segmento dos orgânicos cresce cerca de 20% ao ano. É um dos que têm grande potencial para movimentar o varejo nos próximos anos.
A cada ano, os orgânicos conquistam novos consumidores, especialmente entre o público jovem e urbano, com grande poder aquisitivo e notável consciência ambiental. Gente disposta a se engajar nas causas do bem, ligadas à produção orgânica e à agroecologia, como a preservação do meio ambiente, o alcance social das atividades no campo e a garantia da saúde dos consumidores e dos próprios trabalhadores.
É claro que o consumidor orgânico também pode ser monitorado com a ajuda das novas ferramentas tecnológicas. Dentro do supermercado, os algoritmos que analisam a imensidão de informações disponíveis no Big Data, podem apontar os produtos, horários, dias da semana e preferências individuais, ajudando nas tomadas de decisões operacionais e estratégicas. Mas não podem fazer o “corpo a corpo” institucional, para que o consumidor perceba que está num estabelecimento engajado nas mesmas causas nas quais ele acredita.
Nas redes sociais e nas plataformas de compartilhamento de textos e imagens, as oportunidades promocionais e as facilidades comerciais também conseguem arrebatar os consumidores orgânicos. Mas estabelecer relacionamentos sólidos com consumidores conscientes e engajados, exige legítima afinidade e muita autenticidade. Coisas que não se consegue somente com “likes” e posts engraçadinhos. É preciso falar dos orgânico com credibilidade!
É claro que a modernização do setor supermercadista, por meio das modernas ferramentas digitais, já está em andamento. E segue um caminho sem volta. Mas podemos usar estas mesmas palavras para nos referir à expansão do setor de orgânicos nas grandes redes de auto-serviço. Também segue um caminho sem volta!
O consumidor consciente hoje assiste com bons olhos à invasão crescente dos orgânicos processados nas gôndolas dos supermercados. Mas ele espera o próximo movimento, que se dará no âmbito do FLV orgânico. Este é o grande desafio. O setor supermercadista terá que cuidar localmente das questões operacionais e logísticas. Mas, principalmente, precisará atuar no desenvolvimento de fornecedores e na consolidação de boas parcerias comerciais e institucionais.
Os produtores orgânicos, por sua vez, terão que investir na profissionalização da gestão, para assegurar qualidade, regularidade e volumes compatíveis. Mas, principalmente, terão que assumir uma postura de autênticos parceiros comercias, reconhecendo seu papel e suas responsabilidades dentro da cadeia de fornecimento do varejo.
Os orgânicos têm alto valor agregado e são produzidos a partir de uma cosmovisão orgânica e sustentável, compartilhada com o consumidor consciente. E estão em movimento, como poderão constatar os visitantes da APAS Show 2019!