Graziele Delgado e Evandro Valereto (Foto: Arquivo Pessoal/ A Cidade)
Bom dia caro leitor! Tudo bem? Essa semana é especial porque te coloca em um paradoxo: você vai gastar seu dinheiro na Black Friday ou vai aproveitar para aprender mais sobre educação financeira? Essa pergunta tem uma razão: além das tradicionais promoções da “Semana Black”, nessa semana ocorre também a 7ª Semana ENEF: a Semana Nacional da Educação Financeira.
Bom, a Black Friday você já conhece e estamos há semanas (anos) te dando dicas para gastar de maneira consciente nesse evento. Por isso, hoje nosso foco será na Semana ENEF e como ela pode te ajudar a fazer um ano de 2021 diferente para o seu bolso.
Já falamos em outros artigos o quanto a educação financeira é recente no Brasil: até a década de 90 era impossível pensar em fazer planos, principalmente os de longo prazo – a inflação e o caos da realidade econômica do país não permitiam que se pensasse em futuro ou em qualidade de vida, já que sempre era necessário consumir no presente e estocar o máximo possível de bens de consumo, para aproveitar os preços daquele dia. Quem viveu essa época se lembra das corridas ao supermercado e do quanto era necessário comprar antes que o remarcador de preços passasse naquele corredor. Em um país aonde os preços mudavam, literalmente, do dia para a noite, não era possível fazer planos ligados ao dinheiro – a única preocupação era viver o presente.
Muita coisa mudou desde então e, apesar de estarmos longe da realidade econômica perfeita, hoje temos a possibilidade de pensar no amanhã. Mais do que isso, temos a responsabilidade de construir nossa autonomia financeira. Para nos ajudar a adquirir o conhecimento e as ferramentas necessárias para tal, nasceu a Semana ENEF, que tem por objetivo promover ações educacionais de forma gratuita e buscando atingir o máximo de pessoas. Nessa semana, instituições públicas e privadas, bem como especialistas da área de finanças, se unem para falar de educação financeira em todos os níveis: equilíbrio financeiro; dívidas; como cuidar da sua aposentadoria, finanças pessoais, investimentos, impostos, etc. A ideia é disseminar conhecimento e fortalecer a autonomia e liberdade de escolhas dos cidadãos.
O ano de 2020 e a pandemia do coronavírus vão ficar marcados para sempre na nossa memória, principalmente se sua família não tinha reservas financeiras para lidar com a crise econômica instalada no mundo. Por esse motivo, o tema da Semana ENEF neste ano é “Resiliência financeira: como atravessar a crise?”. O tema escolhido visa ajudar as famílias a lidar com esse período, que afeta o nosso bolso, por causa das instabilidades da economia, mas também nosso emocional: as crises são períodos em que ficamos mais ansiosos, perdemos o controle dos acontecimentos e tendemos a ficar mais frágeis às mudanças.
Se você passou muitos perrengues esse ano por causa da sua desorganização financeira e não sabe nem por onde começar, nossa dica é que você esqueça a semana da Black Friday e foque na ENEF: aproveite esse momento para adquirir conhecimento, afinal, esse é o tipo de investimento que rende os melhores juros. Para saber quais são as iniciativas da ENEF na sua cidade, basta acessar o site <semanaenef.gov.br> e clicar em <agenda>. Preste muita atenção: as instituições NÃO podem te oferecer serviços e produtos, nem mesmo fazer propagandas, uma vez que o objetivo da Semana é justamente promover o conhecimento. Nós, da Happy Money, vamos promover várias informações, lives e interações no nosso perfil do instagram @happymoneyoficial. Fique ligado e boa semana!