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Grazi Cavenaghi e Arlan Roque, diretor de expansão da Cacau Show (Foto: Divulgação)
Olá, querido leitor! É sempre uma alegria estar aqui com você todo sábado, fechando nossa semana com mais consciência de quem somos, para onde vamos, e com mais consciência dos nossos relacionamentos e negócios. Hoje, quero continuar o tema da experiência do nosso cliente.
Lembrando que todos que estão na nossa vida, assim como os parceiros de uma empresa (os stakeholders), são "nossos clientes", são pessoas com as quais nos relacionamos e você sabe que, para nós, relacionamento é o "pó de ouro" da vida.
Para isso, vou trazer reflexões sobre a história da empresa Cacau Show, na voz de Arlan Roque, diretor de expansão, que está na empresa há 20 anos e estivemos juntos este mês no Varejo e Franchising, evento que participo todo ano e que sempre traz reflexões importantes.
Lembro-me que há alguns anos, em viagem, me deparei com uma loja conceito que estavam lançando e me encantei. Ao entrar, já chegou um dos profissionais me recebendo, me oferecendo chocolates para experimentar e foi a primeira vez que sentei em uma das lojas para tomar um café! Para minha surpresa, havia um lanche que era com nibis de cacau! Eu que amo novidades e experiências, curti cada detalhe, desde a chegada, cada item da decoração que foi me explicado, contado a história…Ah o teto repleto de guarda-chuvas, que experiência!
É incrível conhecer toda a história de expansão desta marca que o empreendedor Alê Costa construiu do seu sonho, inspirado na sua mãe, com esse time que faz a diferença e que vende muito mais que chocolates, e cresceu por meio de lojas próprias e franquias, formando um ecossistema que encanta.
Ao ouvir Arlan, que fala com brilho nos olhos, me encantei, pois você sabe que para mim o empreendedorismo é o único caminho para melhorarmos nosso país! Empresas curam o mundo e é no trabalho que evoluímos.
E para nos inspirarmos nesta expansão, trago oito perguntas que fiz a Roque para você refletir e aplicar no seu negócio:
1. Quais foram os três fatores-chave que fizeram com que a Cacau Show expandisse, já que você participou ativamente de todo esse processo? Sempre buscamos aliar três aspectos que consideramos muito importantes em nosso negócio, pensando no consumidor: produto de qualidade, elaborado com as melhores matérias-primas; embalagem que desperte atenção para presente, o que faz com que mais da metade do que vendemos nas lojas seja para presentear; e ótima relação custo-benefício, ou seja, valor agregado. No olhar para o crescimento em capilaridade e número de lojas, temos um negócio muito seguro e sólido e com valor de investimento muito acessível ao empreendedor franqueado, além de um mercado disponível muito grande.
2. Você que tem uma trajetória de mais de duas décadas trabalhando junto com Alê, qual é o ponto mais importante para que o empreendedor e todos os seus parceiros de negócio tenham um relacionamento que leve à expansão? Nesse sentido, a confiança na marca é fundamental. Diria que é o primeiro pilar. A partir disso, o franqueado sabe que está vinculado a uma empresa inovadora, que presta suporte adequado para seus franqueados, que possui uma grande força de marca.
3. O que é importante para engajar todos os profissionais em um projeto de expansão, já que a inovação normalmente incomoda algumas pessoas? Por mais subjetivo que seja e, às vezes, um tema até “batido” no mercado, acreditamos muito em nosso propósito, e crescer, apoiar o empreendedorismo traz um propósito muito claro: realizar sonhos das pessoas! Isso dá sentido ao que se faz. Isso faz com que cada loja seja especial. Temos uma colaboradora conosco que, outro dia, cunhou uma frase: “nunca será somente mais uma loja”, afinal, para aquele franqueado, a loja é única. Outra coisa, para cada loja que abre, a empresa cresce, gera oportunidades. Hoje, existe uma série de gestores na alta gerência e diretoria da empresa que iniciaram há anos em cargos menos complexos e foram crescendo junto com a empresa. O crescimento gera perspectiva de futuro, gera prosperidade.
4. Você lançou um livro chamado "Empreendedores de Coração". De todas as histórias que você traz ali, na sua opinião, quais são os três pontos que realmente fazem uma pessoa empreender com o coração? Ah, esse foi um trabalho maravilhoso e realmente houve pontos em comum nas histórias apresentadas, como: clareza na decisão de empreender; postura de solução, ou seja, não se abater pelos problemas. Ao invés de pensar “não dá para fazer”, pensar “como posso fazer?” e, entre outros, mas para ficarmos em três: a predisposição para aprender sempre!
5. Você poderia definir para a gente o que significa "empreender de coração"? Esse título é a cara do livro, pois em todas as histórias trazidas, os empreendedores relatam mais do que o sucesso que alcançaram, as dificuldades e desafios que passaram. Em todas as trajetórias, para que pudessem alcançar o que alcançaram, houve plena entrega. Estiveram de corpo e alma no objetivo, teve que ter ali o coração do empreendedor, daí o “empreendedor de coração”.
6. Como colocar o cliente no centro da estratégia, na sua opinião? Como vocês fizeram isso? Como esse relacionamento pode ser construído? Se por um lado, tem sua complexidade, por outro lado, é simples, “né”? Afinal, como dizemos por aqui, o cliente final é que é o patrão de todos nós, então, se qualquer coisa que fizermos não for pensando nele, a chance de dar certo ou de alcançar o pleno sucesso é muito pequena. Por isso, realizamos muitas pesquisas com os consumidores, coletamos ideias e sugestões através de nossa rede de franqueados, somos muito ativos com nosso consumidor em redes sociais e muito antenados em tendências como cores, sabores, formatos e a melhor relação custo-benefício para este cliente.
7. Conta um pouquinho pra gente o porquê dessa diversificação toda dentro do modelo de negócio da Cacau Show. O que vocês esperam com tudo isso? Então, sabe que o mercado lê isso como diversificação, mas nós lemos como a continuidade do crescimento dentro do negócio chocolate, mas com ampliação da experiência que podemos promover ao nosso cliente. Os hotéis, os parques e o que mais pode vir por aí, terão sempre a marca Cacau Show e o chocolate como o epicentro de tudo. Então, o que queremos é estar cada vez mais presentes na vida das pessoas e não somente quando elas adentram a uma loja Cacau Show.
8. Qual é o papel do cliente na expansão de um negócio? O franqueado? O cliente final? Em um primeiro momento, analisamos a abertura de uma nova loja no local através de pesquisa de mercado, de potencial de consumo, dados socioeconômicos e o varejo existente, mas após a abertura da operação, o crescimento e o sucesso da loja são decididos, claro, pelo trabalho e força de marca, mas por quanto conseguimos conquistar o cliente final e, como somos um negócio que tem a franquia como principal canal de distribuição, ter um parceiro franqueado que faça uma boa gestão no ponto de venda é fundamental tanto para o melhor aproveitamento da praça, quanto para que ele seja habilitado a crescer com novas operações caso exista esse espaço. E como nosso foco é progredir, vamos juntos? Reflita sobre o seu negócio, sobre seu trabalho: você está escolhendo ser "a diferença que faz a diferença", para todos os seus clientes? Lembre-se que cada movimento seu, cada inovação, cada escolha, muda o mundo! Você é importante! O futuro será divertido, garantiu Arlan Roque, e enfatizou: você é o responsável por ele! Logo, escolha ser feliz, escolha ser você! É sempre uma alegria evoluirmos juntos, semana a semana. Obrigada Arlan por fazer parte deste espaço conosco. Seja a diferença que faz a diferença, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor! Vamos juntos? Porque juntos somos +
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
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