Cidade
Moradores denunciam descarte irregular em lixeira de creche em Votuporanga
O local fica no bairro Jardim Monte Alto, em Votuporanga, na zona Sul da cidade, nas proximidades também de uma reserva ecológica
publicado em 02/04/2024
Moradores denunciaram descarte irregular e a Saev resolveu o problema no dia de ontem (Foto: Contribuição/Leitor)
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
Moradores da rua Ivo Aparecida de Oliveira Pereira denunciaram na manhã desta segunda-feira (1), um descarte irregular que tem ocorrido na lixeira de uma creche. O local fica no bairro Jardim Monte Alto, em Votuporanga, na zona Sul da cidade, nas proximidades também de uma reserva ecológica.
Uma leitora do A Cidade, Alexandra de Miranda, entrou em contato com a redação para denunciar o descarte, que normalmente é feito por pessoas que nem se quer moram nas proximidades.
“Fica um cheiro insuportável e vemos as pessoas de fora vindo trazer os lixos para cá, isso não se resolve e vira sempre esse problema. Tudo é descartado aqui, colchão e até cadeirinha de bebê”, disse ela.
Além do descarte irregular, ela relatou que também existem pessoas que passam pelo local para vasculhar o lixo em busca de recicláveis e acaba espalhando toda a sujeira pela rua e também calçada.
Em contato com a Saev, responsável pela coleta de lixo, foi realizado uma limpeza imediata do local denunciado na tarde de ontem. “O descarte irregular de lixo em vias públicas ou estradas é crime punido com lei. De acordo com a lei municipal de 2015, o responsável pela ação inapropriada pode receber multa no valor de 1.703 Unidades Fiscais do Município (UFM), o que ultrapassa os R$ 8 mil. O valor pode ser dobrado mediante reincidência do crime”, disse a autarquia por meio de nota.
Atualmente, Votuporanga oferece todas as condições para que a pessoa deposite o lixo de forma adequada.
“A cidade conta, por exemplo, com três unidades do Ecotudos, que são pontos de entrega voluntária de materiais descartáveis e inservíveis de origem domiciliar, abertos diariamente, das 7h às 19h, inclusive aos finais de semana e feriados. A Saev Ambiental também desenvolve projetos educacionais e campanhas para combater e conscientizar a população sobre a importância do descarte regular de lixo.”, completa a nota.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2024/04/moradores-denunciam-descarte-irregular-em-lixeira-de-creche-em-votuporanga-n79578