Com prédio moderno e novos cursos, incluindo a expectativa de oferta do Ensino Médio, obra promete ampliar o acesso à educação profissional e gratuita no município
Nova sede do Senac de Votuporanga ficará perto da Arena Plínio Marin. Foto: Senac Votuporanga
Luciana Tambuque
luciana@acidadevotuporanga.com.br
A nova unidade do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Votuporanga deve se tornar realidade em cerca de dois anos e meio após o início das obras, consolidando um importante avanço na educação profissional da cidade e da região. O anúncio oficial, foi feito nesta quarta-feira (21), no auditório do Senac e contou com a participação de diversas lideranças do município. Como antecipado pelo jornal
A Cidade, a instituição oferecerá Ensino Médio na nova unidade.
O novo prédio será construído em um terreno de mais de 8 mil metros quadrados, doado pela Prefeitura, localizado na Avenida Prefeito Mário Pozzobon, ao lado da Arena Plínio Marin. A planta do espaço foi lançada há aproximadamente um ano e, desde então, o projeto vem sendo aguardado como um marco para a expansão das atividades do Senac no município.
Para a diretora do Senac Votuporanga, Eliane Godoy, o momento é histórico e carregado de emoção. “É um momento ímpar. Ver um belo prédio desse é emocionante. Teremos todos os laboratórios de atuação do Senac São Paulo, com novos cursos, ampliando a oferta de vagas e melhorando ainda mais a educação”, destacou.
Segundo Eliane, a localização estratégica da nova unidade também representa um avanço importante no acesso dos estudantes. “O prédio está em uma área educacional. Hoje, 50% dos nossos estudantes vêm dos bairros Pozzobon e Pró-Povo, e essa mudança deixará o Senac mais perto e mais acessível para esses alunos”, explicou.
Outro ponto ressaltado pela diretora é o caráter social da instituição. “Hoje, cerca de 80% dos nossos cursos são gratuitos. É muito acessível. Dá para estudar no Senac com cursos profissionalizantes e com todo o material necessário para aprender na prática, sem gastar nada”, afirmou. Sobre o cronograma, Eliane esclareceu que o projeto ainda depende de trâmites legais, mas já há uma estimativa clara para a conclusão. “Temos o processo licitatório, mas acredito que, depois de iniciado o projeto, a duração da obra seja de dois anos e meio”, completou.
A futura unidade contará com uma ampla diversidade de laboratórios, permitindo a oferta de cursos técnicos, de qualificação profissional e cursos livres considerados inovadores para Votuporanga e região. Estão previstos espaços nas áreas de moda, beleza, bem-estar, gastronomia e nutrição, alimentos e bebidas, hospitalidade, farmácia, enfermagem, meio ambiente, análises clínicas, software, hardware, além de estúdios de rádio e TV, comunicação e artes.A estrutura também incluirá espaço maker, ateliê de design e arquitetura e um auditório multiuso, ampliando as possibilidades de formação e atividades educacionais.
O deputado estadual Carlão Pignatari destacou a importância do investimento para o desenvolvimento local. “Fico muito feliz em ver o desenvolvimento do Sistema S em nossa cidade e região. Votuporanga é uma cidade acolhedora, com pessoas unidas para levar desenvolvimento às pessoas. A cidade é boa quando você tem sistemas que funcionam e melhoram a vida das pessoas”, afirmou.
Conforme acordo firmado, após a conclusão da nova unidade, o Senac se comprometeu a doar à Prefeitura o prédio atualmente ocupado, incluindo mobiliário e equipamentos. O espaço será destinado à instalação de uma nova escola municipal, ampliando ainda mais os investimentos em educação no município.