Resultado do Enamed coloca o Centro Universitário de Votuporanga (Unifev) entre os destaques da região Noroeste Paulista
Segundo a Unifev, o desempenho da instituição no Enamed reflete o trabalho desenvolvido ao longo da graduação. Foto: Unifev
O curso de Medicina da Unifev (Centro Universitário de Votuporanga) está entre os melhores da região Noroeste do Estado de São Paulo ao alcançar nota 4 na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O resultado foi divulgado segunda-feira (19) pelo Ministério da Educação e posiciona a instituição acima da média regional em uma escala que varia de 1 a 5.
O Enamed é uma prova anual do Ministério da Educação, conduzida pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e tem como objetivo avaliar a qualidade dos cursos de Medicina no Brasil, além do desempenho dos estudantes concluintes. Na região de São José do Rio Preto, que concentra oito faculdades de Medicina, três instituições conquistaram o conceito máximo 5: a Faculdade de Medicina de Rio Preto, única pública da região, o Centro Universitário Padre Albino, em Catanduva, e a Faculdade de Ciências da Saúde Dr. Paulo Prata, em Barretos.
Entre as demais instituições avaliadas, duas faculdades privadas obtiveram conceito 1: a Unilago, de São José do Rio Preto, e a Universidade Brasil, de Fernandópolis. Ambas terão prazo para apresentação de defesa e estarão sujeitas à suspensão do ingresso de novos alunos. O Centro Universitário de Santa Fé do Sul, o Unifunec, recebeu conceito 2, enquanto a Faceres, também de Rio Preto, alcançou conceito 3.
Para o coordenador do curso de Medicina da Unifev, professor doutor Wagner Moneda Telini, o desempenho da instituição no Enamed reflete o trabalho desenvolvido ao longo da graduação. “Esse resultado mostra que nossos concluintes chegam ao final da graduação com proficiência e uma formação sólida. O curso é estruturado com base na Matriz de Conteúdos do Enamed e nas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais, o que, aliado ao comprometimento dos docentes, à dedicação dos estudantes e à infraestrutura de formação, como laboratórios de simulação e campos de estágio em todos os níveis de atenção à saúde, contribuiu diretamente para essa conquista”, afirmou.
A avaliação do Enamed passa a integrar os instrumentos oficiais do Ministério da Educação para acompanhamento e regulação dos cursos de Medicina em todo o país, servindo como referência para instituições de ensino superior e para a formação de novos profissionais da área da saúde.
Transferência
A Unifev entra nos últimos dias de inscrição do Processo Seletivo de Transferência Externa para o curso de Medicina, com ingresso no primeiro semestre de 2026. O prazo segue até sexta-feira (23), às 12h, conforme o horário oficial de Brasília.
As vagas são destinadas a estudantes interessados em ingressar no 4º e 8º períodos do curso. Ao todo, são oferecidas 10 vagas, sendo 4 para o 4º período e 6 para o 8º período. Destas, 7 são reservadas exclusivamente para candidatos que já possuem financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), em conformidade com as normas estabelecidas pelo programa.
O processo seletivo é voltado a alunos regularmente matriculados em cursos de Medicina de Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas, devidamente autorizadas e/ou reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), em período equivalente ou posterior ao pretendido.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por e-mail, mediante o envio da documentação exigida no edital para transferenciamedicina@fev.edu.br, com o assunto “transferência externa medicina unifev 2026-1”. O edital completo está disponível no site da instituição de ensino, o unifev.edu.br .