Contra o Ypiranga-RS na Arena Plínio Marin, a Votuporanguense faz sua primeira partida em uma competição nacional
A Votuporanguense enfrenta o Ypiranga-RS na tarde de hoje na Arena Plínio Marin (Foto: Rafael Nascimento/CAV)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019. Hoje é um dia histórico para o Clube Atlético Votuporanguense, que, pela primeira vez na sua história, participará de uma competição nacional, organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A partida, válida pela Copa do Brasil, será contra o Ypiranga-RS, às 16h, na Arena Plínio Marin.
O vencedor de CAV e Ypiranga pegará o vitorioso de Fluminense-RJ e River-PI, que jogaram na noite de ontem, às 21h30. Para avançar, a equipe de Votuporanga precisa vencer o duelo. O empate dá a vaga para ao time do Estado do Rio Grande do Sul.
A expectativa do treinador Eduardo Souza é de um duelo difícil, já que o adversário é qualificado e tem um estilo de jogo diferente do que o CAV é habituado a enfrentar. Outro ponto forte do time de Erechim é a força física. “Eles são forte fisicamente e tem a característica gaúcha de lutar bastante”, apontou.
Como a fase no Campeonato Paulista da Série A2 não é das melhores, a intenção do técnico da Alvinegra é passar o máximo de confiança aos atletas, já que se trata de um jogo histórico para o clube. Por isso, um dos desafios é esquecer o desempenho no estadual e voltar todas as forças para a Copa do Brasil.
Eduardo quer o nível de concentração muito elevando na tarde de hoje, porque se a Votuporanguense levar um gol terá que fazer dois. Ele apontou ainda a importância de saber atacar, uma vez que não se ganha um jogo de “qualquer jeito”. É importante, acrescentou, saber que o time tem 90 minutos para vencer, então não adianta atacar com desorganização e pressa.
O lado psicológico será fundamental no confronto, por isso o técnico quer o time com a cabeça no lugar para tentar minimizar os erros e saber aproveitar as oportunidades.
Mais de 15 horas de viagem
A delegação do Canarinho, como também é conhecido o Ypiranga, enfrentou uma maratona com mais de 15 horas de viagem, saindo de Erechim às 0h45 de ontem e fazendo a primeira parte da viagem até Porto Alegre de ônibus. O trecho de Porto Alegre até Presidente Prudente foi de avião, com uma escala na cidade de Campinas. O último trecho, até Votuporanga, de aproximadamente 270 quilômetros, foi novamente de ônibus.
Desde o dia 3 de janeiro, o time de Erechim realizou trabalhos físicos e táticos visando a estreia na Copa do Brasil, considerada pela comissão técnica como a primeira decisão do ano. O último treino do Ypiranga para este jogo ocorre na tarde de segunda-feira (4), quando o técnico Círio Quadros comandou um trabalho tático no campo principal do Colosso da Lagoa.