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Geral
Frente Parlamentar de Apoio ao Transporte Ferroviário é lançada na Alesp
O grupo ainda conta com o apoio de outros 42 parlamentares, das mais diversas legendas, na Assembleia Legislativa.
Grupo quer unir forças com o Executivo, aprimorar legislação, acompanhar e fiscalizar a implantação do Trem Intercidades, que ligará Campinas à Capital (Foto: Rodrigo Costa/Alesp)
Sob a coordenação do deputado Dirceu Dalben (Cidadania), foi lançada a Frente Parlamentar para Discussão e Aprimoramento da Legislação e de Políticas Públicas da Malha Ferroviária do Estado de São Paulo. O grupo ainda conta com o apoio de outros 42 parlamentares, das mais diversas legendas, na Assembleia Legislativa. O objetivo é resgatar uma antiga - e gloriosa - vocação do transporte de passageiros e cargas por ferrovias paulistas. O modal é tido como mais sustentável, econômico e sinônimo de desenvolvimento para todas as regiões de cobertura.
Durante décadas, desde o final do século 19, o sistema ferroviário foi um relevante fator de desenvolvimento no Brasil. As linhas de trem eram o principal meio de locomoção das pessoas. Até mesmo o trânsito de mercadorias, que se manteve com força, pode ser ainda mais forte e ampliado. Agora, após décadas de desestímulo em benefício do também fundamental sistema rodoviário, existe um trabalho unindo o Legislativo e o Executivo para uma profunda revitalização desse modal sob trens, tendo como um dos principais projetos a implantação do Trem Intercidades que, inicialmente, ligará a Região Metropolitana de Campinas à Capital.
Benefício "Um país continental como o Brasil, com uma grande capacidade econômica, nunca deveria ter deixado de lado a matriz do transporte ferroviário. Por isso, é uma grande satisfação instalar essa Frente Parlamentar na Alesp. O objetivo do grupo é ser um instrumento da sociedade civil e das entidades governamentais para que possamos unir forças, aprimorar a legislação, acompanhar e fiscalizar as obras dos projetos futuros. Tudo para que a população receba o benefício principal", afirmou Dirceu Dalben. "A Alesp é um personagem importante nesse momento. A Casa aprovou legislações e financiamentos nesse setor e, agora, cria um instrumento para aprimorar esse transporte em nosso Estado", acrescentou o parlamentar.
Empenho O colega Barros Munhoz (PSDB) apontou o grupo lançado ontem como fundamental para a atual Legislatura, a 20ª do Parlamento Paulista. "Tenho a impressão de que, dentre tantas frentes que nós criamos, essa é a mais importante. A Alesp tem que lutar por esse assunto. Você nunca pode afiançar que haverá vitória, mas jamais desistir da luta. Essa é uma causa justa e devemos oferecer o máximo de empenho. Esse assunto merece toda a nossa atenção", comentou ele.
Gerações O deputado Rui Alves (Republicanos), que também participou da mesa durante o lançamento, lembrou que tem uma ligação de carinho com o tema. "Falar de ferrovia, para mim, é algo muito impactante. Eu sou filho de ferroviário, somos três gerações. Fui funcionário da Rede Ferroviária Federal. Desde a minha infância, ferrovia era sinônimo de desenvolvimento. Estamos falando de uma das principais formas de transporte das riquezas do Brasil", disse.
Prestigiando o evento coordenado por Dalben, o deputado federal Alex Manente (Cidadania) reforçou a importância do tema e garantiu que levará as demandas para o debate em Brasília. "De fato, o Brasil precisa buscar alternativas em sua logística. Um país com esse potencial e um estado como São Paulo merecem alternativas. Eles não podem ficar condicionados apenas ao modal rodoviário. Precisamos incentivar para que iniciativas como essa possam levar o desenvolvimento a todo o País", comentou Manente.
Investimentos Rafael Benini, secretário estadual de Parcerias em Investimentos, representou o governador Tarcísio de Freitas no encontro. Ele detalhou os passos que estão sendo realizados para a efetivação do leilão de concessão - no formato de Parceria Público-Privada (PPP) -, marcado para 29 de fevereiro de 2024. Será um investimento de R$ 13,5 bilhões, sendo R$ 8,4 bilhões de aporte do Estado. Todo o projeto deverá estar entregue até 2031. De acordo com Benini, os trens sairão a cada 15 minutos nos horários de pico e terão uma capacidade média de 800 passageiros por viagem. Entre Campinas e São Paulo, trajeto de 64 minutos, os trens farão uma parada em Jundiaí. A tarifa está, no momento, estipulada em R$ 50.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
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