Geral
Em novo manifesto contra o aborto, Câmara Institui o ‘Dia do Nascituro’ na cidade
A data será lembrada na cidade todo o dia 8 de outubro, inclusive com atividades educativas, promoções de palestras, ações, eventos e campanhas
publicado em 14/11/2023
Vereadores aprovaram, por unanimidade, o projeto que institui em Votuporanga o Dia do Nascituro, em manifestação contra o aborto (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Em mais um manifesto contrário à descriminalização do aborto no Brasil, a Câmara Municipal de Votuporanga aprovou na sessão ordinária da noite de ontem o projeto de lei que institui no calendário oficial do município o ‘Dia do Nascituro’. A data será lembrada na cidade todo o dia 8 de outubro, inclusive com atividades educativas, promoções de palestras, ações, eventos e campanhas.
Para recordar, as discussões na Câmara contra o aborto começaram em setembro, quando os vereadores aprovaram uma moção contrária à discussão da descriminalização do aborto, que estava em debate no STF (Supremo Tribunal Federal). Na época, quem puxou o assunto foi Chandelly Protetor (Podemos) e mobilizou praticamente todos os demais vereadores, que também se posicionaram contra o aborto e a intervenção do STF em uma questão legislativa.
Após as discussões no Legislativo, a Diocese de Votuporanga, por meio da Pastoral e da Comissão da Defesa da Vida, junto de dom Moacir Aparecido de Freitas, bispo diocesano, encaminhou um ofício de agradecimento à moção aprovada na Casa de Leis contra o aborto.
Em meio à repercussão do assunto, os vereadores, então, decidiram instituir no município o Dia do Nascituro que, segundo a proposta, visa celebrar o direito à vida. Uma audiência pública foi realizada na semana passada e contou com a presença de pastores evangélicos e representantes da igreja católica de Votuporanga.
“O termo nascituro tem origem do Latim “nascituru” – aquele que há de nascer. A data visa celebrar o direito à vida plena em todas as suas fases, um direito fundamental consagrado em diversos diplomas legais, nacionais e internacionais”, diz a justificativa do projeto.
Colocado em votação, a proposta ganhou o apoio de todos os vereadores e a proposta foi aprovada por unanimidade.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/geral/2023/11/em-novo-manifesto-contra-o-aborto-camara-institui-o-dia-do-nascituro-na-cidade-n77676