Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/geral/2024/02/secretaria-de-rio-preto-diz-que-qualidade-de-ensino-nao-esta-relacionada-a-tempo-de-aula-n78807 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Geral
Secretária de Rio Preto diz que qualidade de ensino não está relacionada a tempo de aula
O convite para sua participação partiu da Comissão Permanente de Educação da casa, presidida por Odélio Chaves
Na sessão da Câmara de Rio Preto realizada anteontem, a secretária de Educação, Fabiana Zanquetta, esteve presente para responder aos questionamentos dos vereadores acerca da redução da carga horária dos alunos da rede municipal de ensino. O convite para sua participação partiu da Comissão Permanente de Educação da casa, presidida por Odélio Chaves (Progressistas).
Os parlamentares trouxeram à tona a preocupação dos pais de alunos diante das alterações nos horários de entrada e saída das escolas, após a redução de 20 minutos na permanência das crianças em sala de aula. A justificativa para essa mudança foi uma decisão judicial que estipulou a redução para 35 horas da carga horária dos professores. Em resposta, Fabiana Zanquetta afirmou que a medida será avaliada ao longo de um mês e que as dificuldades apresentadas pelos pais serão consideradas.
A secretária destacou que a qualidade do ensino não está diretamente relacionada ao tempo de permanência dos alunos em sala de aula. "A qualidade do ensino será mantida. Nós precisamos nos adequar à legislação federal, e o impacto disso será analisado ao longo do período de 30 dias. Durante este tempo, esperamos receber sugestões de adaptações que possam surgir em cada escola, e faremos o possível para nos adaptarmos à realidade de cada caso", declarou Zanquetta.
Sobre a questão da abertura das unidades antes do horário previsto para o início das aulas, a secretária explicou que algumas escolas já abrem os portões cerca de dez minutos antes do horário oficial. No entanto, ela não confirmou se a pasta irá designar agentes para receber os alunos mais cedo. "Estamos cientes das necessidades dos pais que precisam deixar seus filhos mais cedo. Reconhecemos as dificuldades e estamos em contato com a Secretaria de Trânsito para determinar que os pontos de ônibus sejam localizados o mais próximo possível das escolas. Estamos em um período de adaptação", afirmou Zanquetta.
Ao final da sessão, Odélio Chaves se comprometeu a convocar uma nova reunião com a secretária para discutir as determinações da pasta. "Entendo que Fabiana Zanquetta também precisa buscar soluções, e ela já se comprometeu a retornar aqui para nos informar quais serão as medidas adotadas para acolher os pais que foram surpreendidos com a mudança nos horários das aulas", destacou o vereador em plenário.
Além dos debates sobre a educação municipal, durante a sessão, os vereadores aprovaram, em regime de urgência, a proposta de Jorge Menezes (PSD) que adequa a Lei que declara de Utilidade Pública a Associação Missionária e Ação Social – AMAS. Por outro lado, as propostas do Executivo referentes às mudanças da Patrulha Agrícola Mecanizada e à instituição do Programa Municipal de Pagamentos por Serviços Ambientais tiveram suas votações adiadas para uma próxima sessão.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/geral/2024/02/secretaria-de-rio-preto-diz-que-qualidade-de-ensino-nao-esta-relacionada-a-tempo-de-aula-n78807
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco