Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/geral/2024/03/fossil-de-crocodilo-de-80-milhoes-de-anos-encontrado-na-regiao-e-destaque-em-revista-internacional-n79256 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Geral
Fóssil de crocodilo de 80 milhões de anos encontrado na região é destaque em revista internacional
O fóssil é um exemplar extremamente raro e completo, com exceção da cauda, do Baurusuchus pachecoi juvenil
Um fóssil raro de um crocodilo adolescente da espécie baurussuquideo, com 80 milhões de anos, encontrado em Fernandópolis, próximo ao ribeirão Jagora em 2010, está sendo destacado na edição de março da revista científica internacional "The Anatomical Record", uma publicação da Sociedade Americana de Anatomia. A descoberta foi feita pelo professor Carlos Eduardo Maia de Oliveira, conhecido como Prof. Cadu, do Instituto Federal de São Paulo, Campus Votuporanga.
O fóssil é um exemplar extremamente raro e completo, com exceção da cauda, do Baurusuchus pachecoi juvenil. "Descobrir um fóssil de vertebrado bem preservado é raro, mas descobrir um fóssil deste tipo praticamente completo, com todos os ossos, dentes e demais estruturas, é raríssimo", comentou o professor Cadu.
A importância da descoberta reside no fato de ser o exemplar mais completo de Baurusuchus pachecoi juvenil já encontrado, o que possibilita um melhor entendimento da anatomia e do desenvolvimento dessa espécie. Além disso, a descoberta ajuda a esclarecer a relação entre diferentes espécies de crocodilos pré-históricos, destacando ainda mais a importância da região de Fernandópolis para a paleontologia brasileira.
O reconhecimento internacional veio com a publicação do artigo na capa da edição de março da revista "The Anatomical Record", com a imagem do crânio do crocodilo fóssil também em destaque. A descoberta também teve outros impactos significativos, como a consideração da espécie Gondwanasuchus scabrosus como sinônimo de Baurusuchus pachecoi, o destaque do nome de Fernandópolis em um mapa na revista, e a demonstração da competência da pesquisa científica brasileira, realizada por uma equipe de cientistas brasileiros.
Para Fernandópolis, a descoberta e sua publicação internacional são motivo de orgulho, ressaltando o papel da cidade como um importante sítio paleontológico. O artigo científico, intitulado "A juvenile Baurusuchus pachecoi (Crocodyliformes, Baurusuchidae) from the Upper Cretaceous of Brazil: New insights into the ontogeny and evolution of baurusuchids", foi escrito por Carlos Eduardo Maia de Oliveira, Daniel Martins dos Santos, Joyce Celerino de Carvalho, Marco Brandalise de Andrade e Rodrigo Miloni Santucci e publicado na revista "The Anatomical Record".
Fundada em 1906, a revista "The Anatomical Record" é uma publicação que enfatiza novas descobertas nos aspectos morfológicos da biologia molecular, celular, de desenvolvimento, evolutiva e de sistemas, acolhendo pesquisas de ponta e artigos de revisão sobre anatomia molecular e celular, biologia do desenvolvimento, evolução da anatomia, morfologia funcional, neuroanatomia, paleontologia e anatomia radiológica.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/geral/2024/03/fossil-de-crocodilo-de-80-milhoes-de-anos-encontrado-na-regiao-e-destaque-em-revista-internacional-n79256
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco