Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/geral/2024/03/homem-e-condenado-apos-aplicar-o-famoso-golpe-de-pedir-dinheiro-no-whatsapp-em-votuporanga-n79400 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Geral
Homem é condenado após aplicar o famoso golpe de pedir dinheiro no WhatsApp em Votuporanga
A vítima votuporanguense realizou uma transferência no valor de R$ 1,1 mil ao golpista que clonou o aplicativo de sua prima
Um homem foi condenado pelo juiz da 2ª Vara Criminal de Votuporanga, Armenio Gomes Duarte Neto, após clonar o aplicativo de mensagens WhatsApp e aplicar um golpe em diversas vítimas da cidade. O processo inicial veio da capital paulista, em específico do DP (Delegacia de Polícia) Parque da Mooca e a sentença proferida em Votuporanga.
De acordo com a denúncia, o homem, identificado como B.C.M., em conjunto com um segundo envolvido, induziu a vítima L.L.U. a fazer uma transferência bancária no valor de R$ 1,1 mil ao se passar pela prima da jovem, toda a abordagem e conversa foi realizada pelo WhatsApp, que estava clonado.
O golpe ocorreu em 16 de novembro de 2020, acreditando na solicitação da suposta prima, a vítima realizou o depósito na conta diretamente de B.C.M.. Após a conclusão da transação, L.L.U. descobriu que o WhatsApp da prima havia sido clonado e tentou bloquear a transferência, mas o dinheiro já havia sido sacado.
A prima da vítima confirmou em juízo que seu WhatsApp foi clonado e que diversas pessoas, incluindo L.L.U., foram vítimas do golpe.
Na fase inquisitiva, B.C.M., confirmou ser o titular da conta bancária utilizada na transação, mas alegou ter cedido sua conta a um terceiro, sem receber benefício financeiro. Ele foi condenado a um ano de reclusão e 10 dias-multa.
Como se proteger Esse tem se tornado um estilo de golpe muito comum na cidade, roubam a conta do usuário, acessam suas fotos nas redes sociais e criam um perfil falso, dizendo que aquele é o novo número. A partir daí iniciam as chantagens com amigos e familiares até que as pessoas façam as transferências e depósitos.
Para que isso não aconteça, ative a confirmação de duas etapas e tenha um e-mail para redefinir as senhas e códigos, caso você esqueça. Não compartilhe códigos de autenticação da conta com outras pessoas, seja código de confirmação ou PIN da confirmação de duas etapas.
Além de ter uma senha uma senha para seu aparelho ser desbloqueado apenas por você. Desconfie de mensagens diferentes do que você está acostumado a trocar com seus contatos. Desconfie quando a foto de perfil do contato estiver vinculada a um número que você não tem na sua agenda.
Antes de fazer qualquer coisa, como fazer uma transferência ou depósito, entre em contato com a pessoa, pelo número anterior, sem ser o que está vinculado à foto nova.
Fiz uma transferência e agora? Se você chegou a enviar algum valor para o criminoso, achando que era para um de seus contatos, avise a pessoa que sofreu o golpe o quanto antes. Entre em contato com o banco da conta que recebeu o valor para comunicar sobre o golpe que está acontecendo e também saber se consegue ter seu dinheiro de volta.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/geral/2024/03/homem-e-condenado-apos-aplicar-o-famoso-golpe-de-pedir-dinheiro-no-whatsapp-em-votuporanga-n79400
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco