Geral
Período de piracema termina e pesca é liberada em rios da região
Durante os últimos 120 dias, a pesca estava proibida para proteger espécies nativas da fauna brasileira, como o Pintado, Dourado, Piau, Piapara, Pacu, Curimbatá, Mandi, Lambari e o Barbado
publicado em 01/03/2024
Durante os últimos 120 dias, a pesca estava proibida para proteger espécies nativas da fauna brasileira (Foto: Divulgação)
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
O período de reprodução dos peixes, conhecido como piracema, chegou ao fim, e desde ontem a pesca foi liberada nos rios da região. Durante os últimos 120 dias, a pesca estava proibida para proteger espécies nativas da fauna brasileira, como o Pintado, Dourado, Piau, Piapara, Pacu, Curimbatá, Mandi, Lambari e o Barbado.
A proibição da pesca começou no dia 1º de novembro de 2023 e foi crucial para preservar a fauna aquática, segundo a Polícia Ambiental. As restrições são baseadas em critérios técnicos que levam em consideração fatores como volume de chuvas, nível dos mananciais e temperatura das águas, garantindo a interação biológica entre os peixes e seu habitat natural.
O comandante do 4º Batalhão de Polícia Ambiental, major Alessandro Daleck, explicou a importância da piracema para a conservação dos peixes de água doce. Durante o período anterior ao início das chuvas, os peixes acumulam gordura na cavidade abdominal. Com o aumento do volume de água nos rios, eles migram para as cabeceiras dos rios, locais ideais para a desova, onde os ovos ficam protegidos de predadores.
Durante a piracema, os peixes sobem os rios em grandes cardumes, ficando cansados e vulneráveis à pesca predatória, especialmente perto de barreiras naturais como cachoeiras, hidrelétricas e corredeiras, onde a pesca é proibida. Para garantir o cumprimento das restrições, o Policiamento Ambiental realizou operações em toda a extensão da área de abrangência do 4º Batalhão de Polícia Ambiental, nas regiões norte e noroeste do estado de São Paulo, totalizando 189 municípios.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/geral/2024/03/periodo-de-piracema-termina-e-pesca-e-liberada-em-rios-da-regiao-n79104