Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/geral/2024/04/pioneirismo-e-cuidado-votuporanga-inova-no-tratamento-do-tea-n79946 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Geral
Pioneirismo e cuidado: Votuporanga inova no tratamento do TEA
Nesta edição da série ‘Caminhos do Espectro’ conheça um pouco dos projetos realizados pela Administração Municipal em prol do tratamento de pessoas com autismo
A série Caminhos do Espectro chega hoje à penúltima edição e destaca os programas pioneiros oferecidos pela Prefeitura (Fotos: Prefeitura de Votuporanga/A Cidade)
A série Caminhos do Espectro chega nesta quarta-feira (24), à penúltima edição e destaca os programas pioneiros oferecidos pela Prefeitura de Votuporanga no tratamento dos sintomas do TEA (Transtorno do Espectro Autista). A reportagem teve acesso exclusivo aos projetos que têm feito a diferença na vida dos votuporanguenses.
Um dos destaques é o CAPS Infantil (Centro de Atenção Psicossocial Infantil), que atende crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes. A equipe especializada é composta por médico psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, fonoaudiólogo, educador físico e profissionais de nível médio.
A secretária da Saúde, Ivonete Félix, ressaltou à reportagem a importância desse serviço para o município. “Com o CAPS Infantil, podemos realizar acompanhamento especializado para crianças e adolescentes que apresentam diversos transtornos, incluindo autismo, oferecendo-lhes uma melhor qualidade de vida junto de suas famílias”, disse ela.
Implantar o Centro de Atenção Psicossocial Infantil destinado ao cuidado de crianças e adolescentes com quadros psiquiátricos graves, incluindo aqueles com Transtornos do Espectro do Autismo, com atendimento multidisciplinar e atividades estava previsto no plano de governo do prefeito Jorge Seba.
“Nos reunimos com diversas mães de crianças com autismo e outros transtornos e entendemos que o Poder Público precisava fazer mais, buscamos melhorias constantes nos serviços prestados à nossa população e é com muita alegria que, hoje, temos uma equipe preparada que atende especialmente essas pessoas,” disse o prefeito Jorge Seba.
Carteira PcD Outra iniciativa da Prefeitura é a Carteira para Pessoas com Deficiência (PcD). Instituído por decreto, o documento garante prioridade no atendimento, conforme previsto na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Além disso, as pessoas com deficiência têm direito a utilizar vagas prioritárias de estacionamento e do transporte coletivo municipal.
Instituído por meio do Decreto nº 14.256, de 28 de fevereiro de 2022, o documento possibilita prioridade no atendimento deste público, de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015). Com a carteirinha, as pessoas com deficiência também têm direito de utilizar vagas prioritárias de estacionamento e do transporte coletivo municipal.
A emissão é feita pela Secretaria de Direitos Humanos e o cadastro pode ser preenchido no site da Prefeitura.
Natação para pessoas com TEA Um projeto inovador e pioneiro na região de Votuporanga, além de ter virado exemplo nacional, é a implantação das aulas de natação para crianças e adolescentes com TEA, realizado pela Secretaria de Esportes e Lazer. Essa iniciativa estimula as habilidades motoras e sociais dos participantes de forma inclusiva e acessível. As aulas são oferecidas aos sábados na piscina do CCI do bairro Vila Paes.
O que pode parecer simples para a maioria das pessoas (uma aula de natação), no mundo dos portadores de autismo e seus familiares é um grande desafio. Prova disso é que não há, em todo o Estado de São Paulo, um único projeto semelhante e diversas Prefeituras já passaram a estudar a iniciativa votuporanguense.
“Recebi um pai aqui de autista uma vez e até as escolas particulares tem dificuldade para dar aulas para os autistas, porque cada criança precisa de um professor para fazer a aula. Então é um projeto que demanda um valor financeiro alto e eu recebi ele e ele me pediu esse projeto, que ele queria colocar o filho na natação e por conta do atestado médico não aceitavam. Procurei algumas pessoas capacitadas na cidade que trabalham com autistas, achei uma professora, que chama Tais, e fui conversar com ela. Em dois meses fizemos o projeto escrito para ver como íamos fazer e apresentei para o prefeito Jorge Seba”, contou o secretário Municipal de Esportes, Marcelo Stringari.
Sensibilizado com a causa, o prefeito acolheu a iniciativa e deu carta branca para que o projeto fosse colocado em prática.
A natação para crianças com autismo proporciona inúmeros benefícios, seja na parte motora, na social, na cardiorrespiratória, no fortalecimento das partes superiores e inferiores, bem como dos tônus, no core e até na autoconfiança. A água por si só pode ser considerada uma ferramenta de trabalho e é um elemento terapêutico. Neste ambiente, as pessoas com deficiência desenvolvem sua coordenação motora com mais facilidade e liberdade, possibilitando o deslocamento de forma independente.
“Sabemos o quão importante é estimular as habilidades motoras e sociais das crianças e adolescentes com TEA, e por isso, disponibilizamos essa oportunidade de forma inclusiva e acessível. Uma iniciativa inédita na área pública, e até mesmo no âmbito privado é difícil de se ver. Desde que implantamos o projeto, testemunhamos sorrisos e superações dentro das piscinas do Ginásio Mário Covas, onde tudo iniciou, e, agora, no CCI da Vila Paes, e isso nos motiva a continuar investindo nesse projeto tão importante”, disse o secretário de Esportes, Marcello Stringari.
As aulas são oferecidas aos sábados na piscina do CCI do bairro Vila Paes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Esportes e Lazer: (17) 3426-1200.
Sessão azul de cinema gratuito O Centro de Cultura e Turismo, localizado no Parque da Cultura, também conta com o Cinema Cultural que exibe sessão azul aos finais de semana, voltada para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Confira a programação nas redes sociais da Secretaria da Cultura e Turismo.
Evento em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo Para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura realizou o evento "Valorize as Capacidades & Respeite os Limites", no CCI da Vila Paes. O evento teve o objetivo de conscientizar a comunidade sobre o TEA e contou com a participação de diversos grupos e profissionais da área.
O prefeito Jorge Seba reforçou a importância de debater o tema para garantir a qualidade de vida das pessoas. “Em Votuporanga já realizamos alguns avanços no quesito inclusão, como por exemplo, o projeto de Natação para crianças e adolescentes com TEA. Democratizamos políticas públicas, como a carteirinha PcD, garantindo acesso rápido aos direitos legais. Nas escolas municipais, oferecemos atendimento individualizado para crianças que precisam de acompanhamento pedagógico e não podemos deixar de destacar também a implantação do CAPS i, um espaço multidisciplinar pioneiro na região, atendendo crianças com autismo e outros transtornos, impactando positivamente a vida de muitas famílias. Isso nos mostra que estamos no caminho para continuar promovendo inclusão e uma melhor qualidade de vida para nossa população”, disse ele.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/geral/2024/04/pioneirismo-e-cuidado-votuporanga-inova-no-tratamento-do-tea-n79946
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco