Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/geral/2024/05/apos-polemicas-com-moradores-de-rua-vereador-apresenta-projeto-nao-de-esmolas-de-oportunidade-n80090 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Geral
Após polêmicas com moradores de rua, vereador apresenta projeto ‘Não Dê esmolas, dê oportunidade’
A iniciativa foi batizada de “Não dê esmolas, dê oportunidade”
Após falas polêmicas sobre a presença de moradores em situação de rua em praças e outros espaços públicos de Votuporanga, o vereador Emerson Pereira (PSD) protocolou na Câmara Municipal um projeto de lei para que a Prefeitura crie uma campanha socioeducativa para a população não doar esmolas. A iniciativa foi batizada de “Não dê esmolas, dê oportunidade”.
Segundo o vereador, a doação de esmola intensifica a mendicância, exploração infantil, uso de drogas e álcool, evasão escolar, entre outros. Mesmo sem intenção, a doação acaba contribuindo para manter essas pessoas na rua, expostas a todos os tipos de violência e até dependência química e de álcool.
“Nossa sociedade está sofrendo com as pessoas em situação de rua: as famílias, comerciantes e população em geral. São pessoas que não querem nada com nada, atormentam a vida dos cidadãos de bem. Como já falei, o poder público e as entidades oferecem caminhos para o recomeço, mas eles não querem”, afirmou.
Emerson acredita que um dos meios para diminuir a quantidade de pessoas em situação de rua é conscientizar a sociedade a não doar esmola, pois o dinheiro seria utilizado para compra de álcool e drogas. De acordo com o projeto, a campanha socioeducativa deverá orientar a população sobre o tema, como palestras, panfletagens, publicações e comunicações oficiais. Deverá conter ainda placas e cartazes informativos com os dizeres "Não dê esmolas, dê oportunidade", que serão afixados em pontos estratégicos de áreas com grande circulação, como semáforos, escolas e comércio.
Reforço Proposta semelhante foi apresentada pela vereadora Sueli Friósi (PP) em junho de 2023, quando a crise com os moradores em situação de rua ainda não era tão grave em Votuporanga. Na época, ela solicitou a criação de um comitê para combater a prática da doação de esmolas na cidade.
A ideia era de que esse comitê fosse composto por membros do poder público e da comunidade local, com o objetivo de desenvolver uma campanha de conscientização, desencorajando a prática de dar esmolas e educando a população sobre os efeitos negativos causados por essa ação.
No caso da vereadora, a proposta foi apresentada na forma de anteprojeto de lei e encaminhada à Prefeitura. Já Emerson apresentou o tema por meio de projeto, o que deve ser apreciado pelos demais vereadores.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/geral/2024/05/apos-polemicas-com-moradores-de-rua-vereador-apresenta-projeto-nao-de-esmolas-de-oportunidade-n80090
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco