Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/geral/2024/06/alunos-da-faculdade-futura-criam-brinquedos-para-criancas-com-o-desenvolvimento-atipico-n80810 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Geral
Alunos da Faculdade Futura criam brinquedos para crianças com o desenvolvimento atípico
Acadêmicos do curso de Pedagogia aprenderam na prática, importantes aspectos para a educação de crianças com o desenvolvimento atípico
Acadêmicos do curso de Pedagogia aprenderam na prática, importantes aspectos para a educação de crianças com o desenvolvimento atípico (Foto: Divulgação)
Daniel Marques daniel@acidadevotuporanga.com.br
Com o intuito de desenvolver as habilidades dos alunos do curso de Pedagogia e prepará-los ainda mais para o dia a dia da educação, a Faculdade Futura – Grupo Educacional Faveni desenvolveu o projeto “Criando brinquedos para crianças com o desenvolvimento atípico”. Na iniciativa, os futuros pedagogos aprenderam a adaptar práticas pedagógicas mais acessíveis no espaço escolar para estimular crianças e adolescentes.
O projeto foi trabalhado na disciplina de Psicologia da Educação e do Desenvolvimento, onde foram abordadas várias práticas sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente, que podem contribuir para o crescimento delas dentro dos espaços escolares. Também foram estudadas diversas práticas pedagógicas. “Foram abordados alguns casos de crianças com dificuldades de aprendizado por conta do transtorno do desenvolvimento atípico, então, desenvolvemos brinquedos, que foram apresentados pelos alunos”, explicou Tiago Moreno, professor e Gestor de Políticas Acadêmicas da Faculdade Futura.
A inciativa foi realmente muito proveitosa, já que os alunos gostaram muito de se envolver com os casos analisados, de confeccionar o brinquedo para determinada criança e também de desenvolver os manuais para os brinquedos. “Tudo foi muito produtivo e enriquecedor, porque os alunos conseguiram de fato colocar em prática todo o conteúdo da disciplina. Atividades práticas como esta, aguçam a criatividade dos alunos e também a consciência ecológica, já que a grande maioria dos materiais utilizados são recicláveis, então, foi muito bom”, destacou o gestor.
Acadêmicos
Os acadêmicos que participaram do projeto ficaram muitos satisfeitos, como é o caso de Manuela Rodrigues Alves, do 5º período. “Me sinto realizada em participar deste projeto que oferece soluções para incluir alunos com desenvolvimento atípico e ajuda-os a desenvolver suas potencialidades. O papel do professor é garantir a aprendizagem de todos os alunos, implementando adaptações necessárias para superar dificuldades individuais. Além disso, o uso de brinquedos pedagógicos estimula a curiosidade, imaginação e a atenção dos alunos, o que torna o aprendizado eficaz e o mais gostoso, usando o lúdico”, declarou.
Gabriely Vitória Santos Venâncio, do 5º período, também ficou muito contente em participar da iniciativa. “Foi uma experiência transformadora. Acredito que o aprendizado através do brincar é um direito fundamental para todas as crianças, independentemente de suas habilidades. O projeto proporcionou momentos de alegria, aprendizado e desenvolvimento, ensinando o verdadeiro significado da empatia e da colaboração. Sou grata por ter participado dessa iniciativa e por ter contribuído para a construção de um futuro mais inclusivo e acessível para todos”, frisou.
COLOCAR ESSA FRASE E A FOTO DO TIAGO
“Tudo foi muito produtivo e enriquecedor, porque os alunos conseguiram de fato colocar em prática todo o conteúdo da disciplina. Atividades práticas como esta, aguçam a criatividade dos alunos e também a consciência ecológica, já que a grande maioria dos materiais utilizados são recicláveis, então, foi muito bom”, destaca Tiago Moreno, professor e gestor da Faculdade Futura.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/geral/2024/06/alunos-da-faculdade-futura-criam-brinquedos-para-criancas-com-o-desenvolvimento-atipico-n80810
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco