São dois dias de palestras com uma programação diversificada, voltada para alunos de Recursos Humanos, Administração e Ciências Contábeis
São dois dias de palestras com uma programação diversificada, voltada para alunos de Recursos Humanos, Administração e Ciências Contábeis (Foto: Divulgação)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O auditório do Sebrae de Votuporanga é palco desde esta segunda-feira (3), do 5º Simpósio de Recursos Humanos da Faculdade Futura – Grupo Educacional Faveni. São dois dias de palestras com uma programação diversificada, voltada para alunos de Recursos Humanos, Administração e Ciências Contábeis. A inscrição é a doação de produtos de higiene pessoal que serão destinados para famílias do Rio Grande do Sul.
O Sebrae de Votuporanga fica na avenida Doutor Wilson de Souza Foz, 5.137, no San Remo, e as palestras começam sempre às 19h15. A primeira, na noite de ontem, foi ministrada por Fernando Ferreira, que é gerente de Recursos Humanos da Usina Alcoeste, do Grupo Araklaki, em Fernandópolis. O tema foi “Orientações para impulsionar sua carreira desde a universidade". Ele contou um pouco da sua história, fazendo referências a toda sua trajetória pessoal e profissional, relatando um pouco das suas formações e as decisões que foram tomadas. “Ou seja, o caminho percorrido para chegar até aqui, fazendo uma conexão com diversas palavras/postos-chave para provocar uma reflexão nos alunos”, comentou.
Egressa do curso de RH da Futura, Kállita Nascimento, também palestrou na noite de ontem. Ela é analista de RH, responsável pela unidade de Votuporanga e pela Comunicação Corporativa e Endomarketing de todas unidades do Grupo Patense. Kállita falou sobre “a arte da comunicação assertiva no RH”. “A comunicação é a ferramenta mais sensível e valiosa dentro de uma empresa. Na palestra, abordamos os diferentes tipos de comunicação existentes, destacando como cada um impacta o ambiente de trabalho. Foram explorados os benefícios de uma comunicação assertiva, mostrando como ela pode melhorar a clareza, a resolução de conflitos e o engajamento dos funcionários”, explicou.
Além disso, ela deu dicas práticas sobre como implementar a comunicação assertiva no dia a dia, tornando-a uma parte integrante da cultura organizacional. Para tornar a experiência mais interativa e enriquecedora, a palestra contou com dinâmicas de participação, permitindo que os alunos praticassem e aperfeiçoassem suas habilidades de comunicação. “Podemos dizer que lidar com pessoas é uma arte, portanto busquei levar essa visão para a palestra, enfatizando a importância de entender e respeitar as necessidades e sentimentos dos outros. Esta abordagem humanizada não só melhora as relações interpessoais, mas também contribui para um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo, o que serve não somente para os alunos de RH, mas para os demais cursos”, frisou.
Hoje
A primeira palestra de hoje será com outra egressa da Futura, a analista de RH, Joyce Batista, que fala sobre “Avanços tecnológicos nos processos trabalhistas”. “Pretendo abordar como a tecnologia está impactando nas relações de trabalho, como a automação de processos, inteligência artificial e a digitalização de documentos estão influenciando as práticas trabalhistas. Também vou falar sobre os desafios e oportunidades que essas inovações trazem para empregadores e trabalhadores”, explicou.
Eliana Germano encerra o encontro com a palestra “Gestão de conflitos”, em que abordará alguns tópicos importantes como tipos de conflitos, principais causas dos conflitos e estilos de administração de conflitos. Eliana é consultora de negócios, trabalhando especificamente em consultorias de gestão de pessoas e gestão de projetos de agronegócio.
Participação dos egressos
A Faculdade Futura vê com grande alegria a participação dos egressos nos eventos da instituição de ensino, o que mostra o caminho correto traçado pela Faculdade. “Ficamos muito felizes em contribuir de alguma forma para o desenvolvimento dos nossos alunos. Na Futura nós procuramos integrar a teoria académica com a prática de mercado, desta forma entregando para o mercado profissional alunos que estão integrados com aquela realidade que será exigida pelas empresas, então para nós é um momento de muita alegria ver alunos que passaram pelos bancos da faculdade conduzindo empresas de segmentos distintos e proferindo palestras”, destacou o professor Sileno Marcos Araújo Ortin.
NAE
O NAE (Núcleo de Acompanhamento ao Egresso) da Futura desenvolve um papel muito importante, pois acompanha a atual situação dos egressos, verifica em que o ex-aluno está atuando, em que lugar e se ele está empregando no seu dia a dia aquilo que aprendeu na Faculdade. “Toda a nossa equipe procura acompanhar e verificar se realmente esse aluno está atuando no mercado, o que está fazendo, se ele está buscando o desenvolvimento profissional e se o que ele aprendeu está em sintonia com o que o mercado cobra. Portanto, é de crucial importância o trabalho do NAE até mesmo para balizar as ações da gestão acadêmica”, apontou Sileno.