Geral
Poupatempo de Votuporanga inicia atendimentos do programa ‘São Paulo São Libras’
A iniciativa, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, faz parte do programa São Paulo São Libras e tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços públicos estaduais e promover a inclusão das pessoas com deficiência auditiva
publicado em 12/07/2024
Poupatempo de Votuporanga iniciou ontem, junto com as demais unidades do Estado, o atendimento pelo ‘São Paulo São Libras’ (Foto: A Cidade)
Da redação
O posto do Poupatempo de Votuporanga, assim como os de todo o Estado, iniciou ontem o atendimento para surdos pela Central de Interpretação de Libras. A iniciativa, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, faz parte do programa São Paulo São Libras e tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços públicos estaduais e promover a inclusão das pessoas com deficiência auditiva.
O projeto chegou a ser comentado pelo secretário da Pasta, Marcos da Costa, durante sua passagem por Votuporanga no final do mês passado. Segundo ele, a ideia é que toda a população do Estado, inclusive as portadoras de deficiência, tenham acesso pleno aos serviços oferecidos pelo governo paulista.
“Não existe ser humano perfeito, todos possuímos alguma deficiência, mas acontece que algumas vezes essa deficiência assume tal grau que provocam barreiras que impedem o exercício da cidadania. Então, quando nós falamos de inclusão, estamos falando de fazer com que toda a comunidade possa usufruir de todos os serviços públicos e ter uma cidadania”, disse o secretário na ocasião.
Os atendimentos são feitos por uma plataforma de videochamadas, com intérpretes de Libras, para intermediar a comunicação entre o colaborador do Poupatempo e o usuário. Referência nacional na prestação de serviços públicos, o Poupatempo conta com funcionários capacitados em Libras para receber, orientar e atender pessoas surdas.
Além dos 242 postos, distribuídos em todas as regiões de São Paulo, o serviço de atendimento em Libras, lançado em outubro de 2023, também é oferecido de forma digital, com acesso pelo site e aplicativo do programa. Desde que a novidade foi implantada, a funcionalidade em Libras já obteve mais de cinco mil acessos.
Atendimento
Para ser atendido presencialmente no Poupatempo, é obrigatório agendamento prévio de data e hora, sem nenhum custo, pelo portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento ou ainda pelo WhatsApp, no número (11) 95220-2974.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/geral/2024/07/poupatempo-de-votuporanga-inicia-atendimentos-do-programa-sao-paulo-sao-libras-n80980