Os alunos de 8 a 10 anos de idade dos CEM "Profª Neyde Tonanni Marão" e "Profª Maria Martins e Lourenço" estão recebendo aulas de informática e construção de jogos, respectivamente, no IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo), campus Votuporanga. As aulas são ministradas por alunos do Instituto, escolhidos através de um programa de bolsas, e contam com a supervisão de um profissional da área.
O projeto “InfoEducativa, inclusão digital em favor da criança” é uma parceria da Secretaria Municipal da Educação e do Instituto Federal, com objetivo de proporcionar que as crianças utilizem o computador de forma consciente, favorecendo o uso seguro da internet e de redes sociais. Além disso, o projeto também auxilia na realização de pesquisas escolares e oferece apoio aos docentes com a utilização de softwares educativos que colaborem para a fixação do conteúdo proposto.
Com duração de 80 horas para cada turma, o projeto irá promover, para as crianças, um aprendizado simples e útil para seus conhecimentos. Ao mesmo tempo, este aprendizado assegurará uma diversão sadia, mostrando que o estudo pode ser agradável. “Na atual ‘Era da Informação’, é de extrema importância que, desde pequenos, os futuros cidadãos dominem a ótima ferramenta que é o computador, e saibam utilizá-lo como ajuda para suas necessidades”, explica Juliana Franciscani, supervisora do projeto no IFSP.
A secretária da Educação de Votuporanga, Silvia Cristina Rodolfo, acredita que projetos como este despertam a atenção e curiosidade dos alunos, favorecendo o processo de ensino / aprendizagem.
As aulas, que começaram na última semana, estão sendo realizadas de segundas e quartas-feiras, com turmas no período da manhã e tarde, das 08 às 10 horas e das 14 às 16 horas, respectivamente.