Alunos plantam mudas, fazem teatro e passeios ressaltando a importância da preservação do meio ambiente
Conscientização ecológica nas escolas é um tema abordado frequentemente na rede municipal. Com a aproximação do Dia da Árvore, comemorado na segunda-feira (21/9), e a chegada da Primavera, a Secretaria de Educação de Votuporanga elaborou um cronograma especial marcado por plantio de mudas, teatro e muitas atividades.
No CEM “Profª Clary Brandão Bertoncini”, as comemorações já começaram. Os alunos plantaram 50 mudas nesta quinta-feira (18/9) em um jardim na frente da escola. A ação teve a parceria dos Demolays.
No Cemei “Profª Elza Maria de Souza Fava Figueira”, a programação envolve desde o Berçário I até o Pré II. Os professores vão contar histórias, plantar mudas na escola e entregar sementes de girassol.
Já no Cemei “Profª Maria Lygia Bertoncini Leite”, as atividades acontecerão na segunda-feira, com o plantio de árvores frutíferas em um espaço dentro da unidade escolar, onde posteriormente as crianças poderão acompanhar o crescimento das mudas.
Na unidade “Abilio Calile”, será realizado um teatro. No Cemei “Floriano Marzochi”, haverá passeio pela comunidade, plantação de alpiste para confeccionar boneco ecológico e sala de sensações (reprodução da Floresta Amazônica).
As crianças do maternal I do Cemei “José Modesto Sobrinho” plantaram alpiste e irão regá-las na segunda-feira. Os alunos também irão se reunir no pátio da escola para ouvir histórias sobre o tema.
Já no Cemei “Benedita Alves de Oliveira”, haverá passeio pelo bairro para observar os diversos tipos de árvores, plantas, flores, folhas e plantio também na segunda-feira.
No Emei “Alberto Ferreira Lopes”, os professores organizaram passeio na praça para observação, conscientização e abraço coletivo de árvores, além de confecção de mural para decorar o pátio.
Os estudantes do Cemei “Ana Ferreira dos Santos”, desde berçário a Pré II, também terão atividades como registro de fotos de árvores próximas à escola. No CEM “Deputado Narciso Pieroni”, os trabalhos acontecerão em roda de conversa sobre preservação do meio ambiente.
Já os alunos do CEM “Valdir Gonçalves de Lima” terão atividades diferenciadas como plantio de mudas, abraço a árvores e visita a Mata dos Macacos.
A segunda-feira será de passeio em reserva ecológica para as crianças do Cemei “Terezinha Guerra”.
Na unidade “Profª Helena Buzato Rigo”, os estudantes confeccionarão dobraduras e entregarão sementes para a comunidade.
Para os alunos do Cemei “Profª Orozília do Carmo Ferreira”, a pesquisa será de campo observando tamanho, cores e formas de árvores e plantio de girassóis.
Montagens de murais e cartazes feitos pelos alunos e professores e uma plantação simbólica de duas árvores em canteiros são as atividades que irão ocorrer no CEM “Profª Irma Pansani Marin”. No CEM “Profª Anita Liévana de Camargo”, as apresentações acontecerão em dois horários: 7h10 e 12h30.
Os alunos do Cemei “Prof. Valter Peresi” também plantarão árvore e receberão sementes. Por sua vez, no Cemei “Profª Aracy Panazzolo de Mattos”, o passeio será na escola para que os estudantes possam observar árvores e recolher folhas secas.
Já no Cemei “Profª Amélia Lucinda de Jesus”, as atividades serão mais lúdicas com fantoches, apresentação de músicas e colagem. Haverá também plantio de mudas.
No CEM “Profª Maria Izabel Martins de Oliveira”, as crianças estão confeccionando painel. No CEM´s “Professor Faustino Pedroso”, “Profª Neyde Tonnani Marão” e “Orozimbo Furtado Filho” , os destaques do cronograma são plantio de mudas e entrega de sementes.
Para a secretária Silvia Rodolfo, “a chegada da Primavera, a estação mais florida do ano, e também o Dia da Árvore reforçam a importância de despertar na criança o interesse pela preservação do meio ambiente e descobrir a diversidade de árvores, arbustos e flores, contemplando suas cores e beleza”.