A fraude foi constatada após a Elektro perceber a queda no consumo de energia e realizar a vistoria no relógio da residência
A Elektro informou ao A Cidade que as averiguações do crime serão investigadas pela polícia (Foto: Imagem Ilustrativa)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
A Polícia Militar de Votuporanga prendeu em flagrante um homem de 31 anos após a Elektro acionar a PM em virtude do furto de energia na casa dele, localizada na avenida Fortunato Tarjino Granja, durante a tarde do último sábado. A prisão ocorreu em patrulhamento da equipe.
Segundo informações do boletim de ocorrência, o técnico da Elektro realizou uma vistoria no imóvel, onde localizou um aparelho chamado transformador de corrente no relógio de energia que realizava uma operação inversa, ou seja, ao invés de informar o consumo normal de energia, o objeto retroagia o consumo.
A falha na anotação do consumo de energia só foi percebida em virtude da redução de cerca de 90% no consumo, que aliás, estava ocorrendo há alguns meses na casa. Durante a vistoria, o técnico ainda constatou que o lacre da caixa de medição estava violado para que o transformador de corrente fosse instalado nas fases de entrada e saída.
No local, os policiais militares acionaram a perícia, sendo acompanhada pelo indiciado. Ao ser questionado, o morador afirmou que na semana passada um amigo da cidade de São Paulo havia informado sobre o aparelho que reduziria o consumo de energia, no entanto, alegou que não sabia que o transformador já havia sido instalado.
Diante dos fatos, os policiais deram voz de prisão em flagrante ao acusado, sendo encaminhado até o Plantão Policial de Votuporanga. A autoridade tomou ciência dos fatos e ratificou a prisão do homem, que ficou detido à disposição da Justiça, uma vez que o crime é inafiançável.
A reportagem do A Cidade entrou em contato com a Elektro e foi informada que apesar de ser um trabalho de vistoria regular, as averiguações do crime serão investigadas pela polícia.