Os policiais ambientais receberam uma denúncia anônima de que um animal silvestre estava preso de modo irregular em cativeiro
O animal estava trancado em uma gaiola grande de arame; morador deve responder pelo crime ambiental (Foto: Reprodução)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
A Polícia Ambiental de Votuporanga resgatou um filhote de sagui, nesta quarta-feira, em um imóvel na área urbana da cidade. Os policiais ambientais receberam uma denúncia anônima de que um animal silvestre estava preso de modo irregular em cativeiro.
Segundo informações preliminares, durante o patrulhamento, os policiais se deslocaram até o referido endereço e depois de entrar em contato com o responsável e realizar buscas pelo local, localizaram o filhote da espécie sagui em uma gaiola grande de arame.
Conforme as informações, as autoridades lavraram uma infração por manter animal silvestre preso em cativeiro sem autorização. O responsável pelo animal deve responder pela prática do crime ambiental.
Em relação ao animal, ele foi apreendido pela Polícia Ambiental de Votuporanga e deve ser encaminhado para um local autorizado para receber atendimentos e, posteriormente, será conduzido para seu habitat natural.
O homem procurou a reportagem do jornal A Cidade e explicou o ocorrido. Ele informou que possui uma propriedade rural, onde sempre encontra animais abandonados e/ou atropelado e que há algum tempo, um bando de sagui passou por seu sítio e acabou abandonando o filhote.
Ao perceber o animal, ele o resgatou e levou até o consultório para receber atendimentos, já que estava muito debilitado e, desde então, passou a tratá-lo diariamente para reintroduzir o animal na floresta quando seu bando retornasse. O homem ainda afirmou que o sagui ficava solto no consultório e apenas ficava na gaiola durante a noite para dormir e até se proteger de outros animais resgatados.